A Plataforma Universal Windows (Universal Windows Platform – UWP) é uma plataforma de aplicativos idealizada pela Microsoft e lançada junto com o Windows 10 onde é possível criar um aplicativo universal.
Ela consiste em todo o ambiente necessário para desenvolvimento e distribuição de um aplicativo universal (também chamado de aplicativo UWP).
Mas o que é exatamente um aplicativo universal? É isso que veremos neste artigo.
A evolução do Windows 10 (One Core)
Parafraseando o Senhor dos Anéis: “OneCore to rule them all.”, ou seja: “Um núcleo único para todos governar.”
A partir da sua versão 10, o Windows possui um núcleo (core) que é executado em vários dispositivos diferentes, desde o tradicional desktop/notebooks, passando por tablets e smartphones até videogames (Xbox One), vestíveis (IoT) e dispositivos de realidade virtual (HoloLens).
De muitas maneiras, isso representa a realização de uma visão que a Microsoft vem perseguindo há mais de 20 anos: o Windows Everywhere (Windows em todo lugar).
Sempre importante para as ambições da Microsoft para o Windows como plataforma, o ideal do Windows Everywhere tem um significado novo com o Windows 10 e a promessa do CEO Satya Nadella de que o Windows 10 terá um bilhão de usuários nos três primeiros anos de sua disponibilidade.
O objetivo dessa promessa é enviar uma mensagem aos desenvolvedores de que o Windows é uma grande plataforma, uma plataforma que eles ainda devem pensar e criar aplicativos.
Aplicativo universal (aplicativo UWP)
Um aplicativo universal (ou aplicativo UWP) é um aplicativo criado para ser executado no Windows 10.
Mas o que o torna tão especial?
APIs comuns a todos os tipos de dispositivos
Existe um conjunto de APIs comuns a todos os tipos de dispositivos.
Isto significa que se o seu aplicativo universal utilizar apenas as APIs básicas, ele poderá ser executado em QUALQUER dispositivo com Windows 10, seja ele um desktop, smartphone, Xbox One ou o HoloLens.
Executar tarefas em dispositivos específicos
Como dito no item anterior, quando utilizamos as APIs básicas, o aplicativo universal pode ser executado em qualquer dispositivo com Windows 10.
Mas podemos aproveitar particularidades de cada dispositivo utilizando SDKs específicas. Desta forma, durante a execução do seu aplicativo podemos verificar em que tipo de dispositivo ele está e aproveitar recursos únicos daquele dispositivo, como o Holo Lens.
Distribuição por um único canal
Existe uma única loja para TODOS os dispositivos, a Windows Store.
Os aplicativos universal são empacotados e distribuídos pela loja utilizando o formato de empacotamento .AppX, que oferece uma maneira de instalação confiável e segura.
Suporte a entrada de dados adaptáveis
Os aplicativos universais suportam vários tipos de entrada de dados, tornando a interação com o usuário muito mais natural. Você pode utilizar o teclado, mouse, toque na tela, caneta tipo stylus e controle de Xbox One.
Palavras finais
Vimos neste artigo as principais características de um aplicativo universal.
Eles podem ser executados em qualquer dispositivo com Windows 10 e você pode escolher em quais famílias de dispositivos ele será disponibilizado.
A Windows Store é um canal único de distribuição, onde você envia e gerencia a disponibilidade de seu aplicativo universal.
O usuário pode interagir com seu aplicativo universal utilizando vários tipos de entrada, como teclado, toque na tela ou controle de Xbox One.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!