Em abril de 2016 ano, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo comemorou 40 anos, a Apple. Houve muitas comemorações e homenagens, não só destinados ao surgimento da marca, mas também como um tributo aos cinco anos sem um de seus fundadores, Steve Jobs (que morreu em 2011).
Esse gigante de software e hardware é uma inspiração para muitas pessoas que desejam empreender. Vale para todas as pessoas e não somente aqueles que pertencem as áreas de tecnologia. Se o livro biográfico de Jobs vendeu tanto quando lançado, isso se deve à capacidade alcançar as realizações e a qualidade no que se propõe a fazer.
Contar a história de uma empresa como a Apple é relatar, ao mesmo tempo, os fazeres de pessoas bem-sucedidas.
Com a Apple surgiu?
A empresa surge após o conhecimento de duas pessoas, Steve Jobs e Steve Wozniak. Eles fundam a empresa em 1976, desenvolviam os seus projetos dentro da garagem da casa de Jobs. E o seu primeiro computador desenvolvido foi nomeado de Apple I, que era desenvolvido por Wozniak sempre que lhe sobrava tempo.
A primeira tentativa de mercado dos dois foi vender o aparelho para a HP e Atari. Ambas as empresas negaram a aquisição do aparelho, diziam que era um projeto sem futuro e que ter computadores pessoais não era algo que um dia as pessoas assimilariam.
Com o “não” dessas empresas, os dois, então, decidiram vender os seus projetos por conta própria. Venderam pouco mais de 200 computadores, nos valores de 666 dólares.
Foi apenas com o lançamento do Apple II que um cenário muito favorável começou a se apresentar para os dois desenvolvedores por trás da empresa. Esse aparelho fez muito sucesso.
As inovações da marca
A Apple também é extremamente conhecida pelas inovações que oferece para os seus consumidores e para a tecnologia até hoje. O grande sucesso do computador Apple II se deu pela ideia de criar uma interface gráfica e um aparelho que ajudasse navegação, o mouse.
Quem primeiro teve essa ideia foi a empresa Xerox, mas ainda estavam em dúvida como lançá-lo comercialmente. Os dois entenderam que isso significava um grande avanço no mundo dos computadores, já que haveria maior facilidade para a navegação.
Nesse período de criação, a Microsoft desenvolvia em parceria com a Apple, com Bill Gates. Enquanto desenvolvia uma interface para a Apple, Bill Gates criava uma outra para PCs– o Windows.
Pouco tempo antes de lançarem a Lisa, Bill Gates lançou Windows, que conseguiu ser melhor sucedido quanto ao reconhecimento e difusão de interface.
Mas, se Lisa não deu certo para Jobs e Wozniak, serviu para que usassem como base para criar o Macintosh em 1984. O Macintosh se transformou em divisor de águas na história da empresa, foi nesse período que além de trabalhar as inovações, a Apple começou a ganhar extrema notoriedade com suas campanhas de marketing.
O resultado disso foi o surgimento de uma série de outros aparelhos que fizeram inúmero sucesso e trouxeram inovações tecnológicas para casa das pessoas. Como os iPhones, iPads, iPods, etc.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
E veja também outros artigos da série Gigantes da Tecnologia:
Deixe um comentário