O Snapchat é um dos aplicativos do momento, e se você não o conhece ou não utiliza, saiba que está perdendo tempo. Ele vai além de uma simples rede social para passar o tempo. Celebridades, empresas, e pessoas de todo o mundo tem utilizado esse aplicativo, então que tal dar uma chance para conhecê-lo?
O que é?
Assim como o WhastApp e Facebook, o Snapchat é uma rede social e aplicativo, mas o seu diferencial está em enviar imagens pelo bate-papo para seus contatos, mas que só duram alguns segundos, sendo “destruídas” em seguida.
A princípio o Snapchat consistia apenas no envio de textos e conteúdos multimídias “autodestrutíveis”, que podiam ser vistos somente uma vez e ainda vinham com um tempo limite para isto. Mas com o passar do tempo, o sistema evoluiu e com isso ganhou diversas funções.
O aplicativo está disponível para download tanto para o sistema iOS quanto para o Android, o que permite a interação nos mais diversos níveis. Ainda não existe uma versão para o Windows, e todas as tentativas de terceiros para levar a rede para o sistema da Microsoft foram proibidas pela empresa. Não se sabe ao certo qual o motivo disto, mas há vários boatos por aí.
Atualmente, ele conta com feeds mais elaborados e histórias que podem ficar disponíveis até 24 horas. Além disto, os usuários têm a sua disposição filtros e efeitos de câmera para deixar as imagens mais divertidas, e também um chat bem completo.
Como surgiu?
O Snapchat surgiu em setembro de 2011, embora tenha realmente ganhado fama em 2013. A criação do aplicativo veio da observação da nova forma que as pessoas se comunicam através das imagens, e foi a partir disto que ele inventou o Snapchat.
Fundado por Evan Spiegel, um jovem estudante americano, que na época tinha apenas 21 anos e estava estudando Design de Produto em uma das universidades americanas mais renomadas, a Universidade de Stanford, e que desistiu de concluí-la para se lançar nesse projeto. Largar a faculdade parece uma coisa comum aos TI-celebrities, como Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg…
Spiegel teve a colaboração de Bobby Murphy e Reggie Brown, que estudavam com ele e o ajudaram a desenvolver o aplicativo.
Impacto
Pode até parecer que o aplicativo não passa de uma brincadeira, de uma forma de entretenimento, inclusive pelo fato de ter sido fundado como um trabalho de faculdade, mas se tornou algo muito além disto.
A startup atualmente é avaliada em U$ 16 bilhões, o que faz Evan Spiegel de 25 anos, ser o bilionário mais jovem na lista dos ricaços da Forbes.
Hoje em dia, graças ao aplicativo que tem como ícone um fantasminha, a fortuna do jovem é estimada em U$ 2,1 bilhões, dinheiro de gente grande, convenhamos.
Embora logo no início do fenômeno do Snapchat, o Facebook tenha tentado comprá-la por U$ 3 bilhões, a oferta foi recusada.
E hoje o aplicativo conta com 150 milhões de usuários ativos diariamente, com esta marca, a rede social ultrapassa o Twitter em relação ao número de pessoas que publicam ou visualizam conteúdo todos os dias.
O co-fundador do Snapchat carrega a responsabilidade de comandar uma equipe com mais de 330 funcionários.
Apesar de todo o sucesso, Evan Spiegel não pretende se acomodar, em entrevistas concedidas a diversos veículos, ele sempre declara que tem novidade a caminho.
Eu ainda não estou no Snapchat, mas tenho perfil no Instagram (que tem Instagram Stories, muito parecido com o Snapchat!).
E veja também outros artigos da série Aplicativos de Sucesso:
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!