Ícone do site Celso Kitamura

4 Dicas Para Desenvolver Skills Alexa Em Diferentes Dispositivos

4 Dicas Para Desenvolver Skills Alexa Em Diferentes Dispositivos
Rate this post

Sabia que podemos acessar a Alexa de vários tipos de dispositivos diferentes? Com e sem tela, diferentes tipos de controles, etc.

 

Nesse vídeo eu vou te mostrar 4 dicas para desenvolver skills Alexa em diferentes dispositivos.

 

Vamos conversar sobre pontos que precisamos observar ao desenvolver skills multimodais.

 

4 Dicas Para Desenvolver Skills Alexa Em Diferentes Dispositivos

 

Em pouco mais de 5 anos de vida, a Alexa já se espalhou por vários tipos de dispositivos diferentes, de alto-falantes inteligentes (como o Echo e o Echo Dot), passando por telas inteligentes (como o Echo Show) e até TVs.

 

O lado bom é que o usuário pode interagir com a Alexa de vários lugares diferentes, ela começa a ser onipresente. Quando o usuário precisar ela está lá, pronta para atendê-lo.

 

O lado trabalhoso para nós, App Devs, é que precisamos prestar mais atenção no desenvolvimento das skills, pois existem vários tipos de formatos de interação com o usuário.

 

Personalizar a experiência de sua skill em vários dispositivos, pode parecer assustador. Mas, usando a Alexa Presentation Language (APL), podemos projetar e desenvolver com mais facilidade uma única experiência visual que será dimensionada e adaptada a cada dispositivo, proporcionando uma experiência de qualidade.

 

Essas 4 dicas podem ajudar você a criar experiências de qualidade e prepará-lo para o desenvolvimento skills Alexa em diferentes dispositivos.

 

1. Compreender Diferentes Categorias De Dispositivos

 

É importante pensar sobre os recursos de cada categoria de dispositivo.

 

Em um alto-falante, a experiência é exclusivamente pela voz.

 

Já um dispositivo com tela inteligente permite que os usuários usem também o toque para interações secundárias. Alem disso, a tela pode informar os usuários com mais detalhes sobre a própria interação. Em uma skill de reservas em hotéis, por exemplo, o usuário poderia fazer a reserva e na tela a skill mostraria detalhes desta reserva, com data, horários, etc.

 

As TVs têm um modelo de interação totalmente diferente, com os usuários utilizando um controle remoto, além dos comandos de voz.

 

Tenha essas diferenças em mente ao desenvolver sua skill e imagine todas as maneiras pelas quais o usuário pode interagir com sua skill.

 

2. Considere Os Objetivos De Seus Usuários

 

Antes de direcionar sua skill para um dispositivo específico, é bom começar com as tarefas essenciais que seu usuário tentará realizar.

 

Imagine que eles queiram saber o horóscopo todas as manhãs. Provavelmente eles irão utilizar dispositivos que estão em seu quarto ou banheiro, assim eles podem ouvir sobre seu horóscopo durante sua rotina matinal. Ele não precisar olhar para uma tela para saber do horóscopo do dia, uma resposta de voz é suficiente.

 

Agora imagine outra situação: o usuário está procurando uma receita para o jantar enquanto fuça os armários da cozinha. Ele pode querer ver imagens de como a receita pronta vai ficar, junto com uma lista dos ingredientes necessários em texto.

 

Você precisa identificar os diferentes objetivos do cliente em todos os dispositivos, e projetar uma experiência de skill sob medida para suas necessidades.

 

Lembre-se de que nem todas as skills farão sentido em todos os dispositivos, então você pode decidir se deseja que sua experiência utilize apenas a voz ou uma experiência multimodal (voz + tela).

 

3. Leve Em Consideração O Contexto Do Seu Usuário

 

Ao decidir para quais dispositivos você deseja adaptar suas skills, pense em como os usuários usam diferentes tipos de dispositivos.

 

Alguns dispositivos são voltados para um usuário único mais privado, como um Echo Dot no quarto.

 

Telas inteligentes como Echo Show e Fire TVs podem ter vários usuários usando o dispositivo simultaneamente.

 

Pense se sua skill é para um único usuário, vários usuários, uso compartilhado, etc.

 

Se sua skill for para uso múltiplo ou compartilhado, você precisa considerar a privacidade e a vinculação de contas quando apropriado.

 

Não importa a experiência, a personalização pode ajudar os usuários a sentir que suas skills foram projetadas apenas para eles.

 

4. Adapte Sua Skills Para Dispositivos Diferentes, Mas Mantenha O Design Consistente

 

Considere como adaptar consistentemente sua experiência em diferentes dispositivos.

 

O design consistente se concentra em ter a mesma experiência e conteúdo em todos os dispositivos.

 

Consistência não é o mesmo que tornar a experiência idêntica em todos os dispositivos.

 

Experiências consistentes tornam mais fácil para os usuários que interagiram com sua skill em outros dispositivos, o que significa que ele só precisa aprender a usar sua skill uma vez.

 

Conforme você pensa em seu design de voz, certifique-se de que os usuários possam usar sua skill sem esforço e sempre se sentir no controle da experiência, não importa para quais dispositivos você projete.

 

Palavras Finais

 

Lembre-se de que você sempre deve testar suas suposições, colocando sua skill para os usuários usarem. Não importa qual seja a experiência ou o dispositivo usado, os usuários devem sempre sentir que estão interagindo com a mesma skill.

 

Não se esqueça destes pontos ao adaptar de forma responsiva e eficiente suas skills Alexa em diferentes dispositivos.

 

Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa

Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

 

Sair da versão mobile