Ícone do site Celso Kitamura

5 características do desenvolvedor de sucesso

5 características do desenvolvedor de sucesso
5/5 - (2 votes)

Existem profissionais e profissionais.

Existem médicos medíocres, que atendem sem olhar na cara dos pacientes, receitam logo um antibiótico sem pedir sequer um exame e tudo é “virose”. E existem médicos de sucesso, que conversam bastante com o paciente em busca de mais informações para o diagnóstico, estão por dentro das últimas pesquisas em sua área para se antecipar a novos tratamentos e são chamados para ministrar palestras em eventos com o objetivo de compartilhar seu conhecimento e experiência.

Assim como existem desenvolvedores medíocres e desenvolvedores de sucesso.

Mas quais características separam um desenvolvedor regular de um desenvolvedor reconhecido? Quais as características do desenvolvedor de sucesso? O que faz um desenvolvedor evoluir na carreira?

Na minha visão, existem 5 características do desenvolvedor de sucesso e eles são muito importantes para que você consiga se destacar nesta carreira.

 

Sede de conhecimento

Após a internet, a informação passou a ser propagada muito mais depressa.

E esta velocidade é muito maior na área de programação. Todos os dias surgem coisas novas em todos os cantos do mundo.

Por isso, ficar informado com os últimos acontecimentos é muito importante! Não basta fazer somente um curso e achar que já está de bom tamanho.

Pesquise sempre notícias novas da tecnologia que escolheu para trabalhar. Existem sites especializados, fóruns e eventos específicos para desenvolvedores de cada tecnologia.

Não se esqueça de olhar também notícias de tecnologias “concorrentes”. Não precisa ir atrás dos detalhes, mas tem que ficar por dentro do que acontece. Afinal, não sabemos de onde pode surgir uma oportunidade, não é?

 

Inglês

O seu nível de inglês deve ser no mínimo de leitura, para que consiga estudar e fazer pesquisas. Desde tirar uma simples dúvida até aprender uma nova tecnologia recém criada.

Se você ainda não sabe nada de inglês, sugiro começar o mais depressa possível.

Mas não adianta nada estudar se você não gostar do idioma. Para quebrar essa barreira, você pode procurar algum aspecto que te motive a estudar com mais foco. Seja entender a letra das músicas de sua banda predileta, seja assistir um filme sem legenda.

Eu, por exemplo, aprendi muito jogando videogame na década de 90. Era a época do Super NES e vários jogos tinham aberturas contando histórias. Lembro de ter sempre um dicionário inglês-português ao lado para procurar o significado de palavras que ainda não conhecia.

 

Lógica

Você já deve ter passado por algum processo de seleção para uma vaga de emprego e se deparado com provas que tinham questões como essa:

Observe a figura abaixo:

Considerando que existe determinada lógica presente na figura apresentada acima, é correto afirmar que o número que substitui o símbolo “?” é:

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

Esta é uma questão de lógica e você precisa ser bom nisso se quiser se destacar em sua carreira de desenvolvedor.

Não quero dizer que você precisa gabaritar uma prova de lógica de um concurso público em dez minutos, mas precisa conseguir ler e principalmente entender a questão. E não pode ter muita dificuldade para resolvê-lo. Quanto a velocidade de resolução, com prática o tempo cai (então não se preocupe).

Afinal, na essência, programar é resolver questões de lógica

 

Curiosidade

Curiosidade no sentido de ambição por conhecimento, experimentar algo novo, original, desconhecido.

Aquele sentimento que você tem quando faz um trecho de código de 30 linhas para resolver determinado problema e pensa: será que tem jeito de fazer isso em 15 linhas? Tem jeito de fazer isso rodar mais rápido? Como deixar ele simples o suficiente para um desenvolvedor que nunca viu o sistema consiga entende-lo e dar manutenção?

A curiosidade sempre vai te cutucar a procurar algo melhor, uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, a sempre melhorar seu código.

 

Paixão

Você passaria algumas noites em claro para estudar e desenvolver um aplicativo apenas pelo prazer de ver ele funcionando e fazendo tudo aquilo que você planejou?

Você abriria mão de sua folga no fim de semana para ir a um evento pago sobre como desenvolver software com mais eficiência?

Você continuaria a desenvolver aplicativos mesmo sabendo que não seria pago para isso?

Se você disse sim para as três preguntas acima, você está no site certo.

Eu acredito que a principal característica do desenvolvedor de sucesso é a paixão.

A vontade de ver software funcionando, entregando aquilo que foi proposto, aquilo que o cliente deseja.

A vontade de pesquisar novos algoritmos, novas técnicas para melhorar a eficiência do nosso código, usando menos linhas e ao mesmo tempo aumentar o desempenho.

Relacionei este item por último, mas com certeza a paixão é a principal característica do desenvolvedor de sucesso, aquela que separa os programadores que se destacam dos medíocres.

A paixão move o desenvolvedor a melhorar continuamente, fazendo com que ele se supere sempre, evoluindo como profissional.

 

Conclusão

Alguns dos itens acima servem para qualquer carreira, mas são muito mais fortes na carreira de um desenvolvedor. A evolução da tecnologia atualmente corre muito mais rápido do que nossa capacidade de estudar. Portanto é necessário muito foco para que você não fique estudando, estudando, estudando e no final não consiga aplicar o que aprendeu.

Eu realmente acredito que estas características fazem total diferença na carreira de um desenvolvedor. Longe de ser o dono da verdade, o que relacionei aqui são somente observações que fiz durante minha experiência profissional.

Se você concorda, discorda ou acredita que existam outras características do desenvolvedor de sucesso que não foram relacionadas aqui, fique à vontade para comentar abaixo, ok?

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Sair da versão mobile