Toda skill deve passar pelo processo de certificação para chegar ao grande público.
Nesse artigo eu vou te mostrar 5 erros comuns na certificação de skills.
Vamos conversar sobre alguns erros que com certeza podem ser evitados para que sua skill passe pelo processo de certificação com o menor trauma possível.
5 Erros Comuns Na Certificação De Skills
Não basta desenvolver a melhor skill do mundo se ela não está na loja para todo o público ver e usar.
Mas para que ela esteja na loja é necessário que a skill passe pelo processo de certificação.
Este processo de certificação existe para garantir que todos os usuários da Alexa tenham uma experiencia agradável e envolvente.
Por isso hoje vou te mostrar 5 erros comuns na certificação de skills.
1 – Credenciais De Teste
Quando você desenvolve uma skill que tem acesso a outro sistema através de um login, com usuário e senha, este acesso é feito pela skill com o Account Linking.
Com ele você faz com que a skill possa acessar áreas e informações restritas do sistema.
Mas se a skill acessa informações restritas, como a equipe de certificação faz para testar a skill?
Simples, você precisa fornecer um usuário e senha para que o testador consiga se logar e utilizar a skill. Se você se esquecer de fazer isso, sua skill será reprovada no processo.
E como eu faço para informar isso para a equipe de certificação?
- Entre no Console do Desenvolvedor, na skill que deseja certificar;
- Vá até a guia Distribuição, na aba Privacy and Compliance, no campo Instruções de teste
- Neste campo inclua as credenciais de teste (por exemplo, nome de usuário e senha).
A dica aqui é criar um usuário e senha específico com todos os acessos e informações necessárias para certificar a skill.
2 – Frases De Exemplo Para Skills De Casa Inteligente
Quando você for desenvolver uma skill de casa inteligente, precisa ficar atento para as frases de exemplo cadastrados no formulário de certificação.
As frases precisam estar de acordo com os Enunciados de Exemplo para Smart Home.
Algumas delas são:
- “Acenda a luz do corredor”
- “Escureça a sala de estar para 20%”
- “Defina a sala de estar para branco quente”
- “Ligue a cafeteira”
- “Defina a temperatura da casa para 23 graus”
- “Abaixe a temperatura do quarto”
Estas frases precisam estar implementadas no código, ou seja, precisam levar a alguma intent. Além disso, precisam também estar cadastradas no campo Frases de Exemplo.
Aproveite e relacione eles também na Descrição do Usuário, assim o usuário já fica sabendo de alguns comandos ao encontrar sua skill na loja.
3 – Resposta Da Intenção
Este item pode parecer meio obvio, mas nunca é demais reforçar.
Veja se as respostas das intenções estão corretas e fazem sentido com o comando do usuário.
No caso de uma skill, a Alexa pede para o usuário escolher entre duas opções, A ou B.
O usuário diz: “opção A”. E a Alexa responde: “Você escolheu a opção B”
Esse tipo de teste a gente já faz em todo tipo de software. E não podia ser diferente com apps de voz.
O usuário pede banana e seu software responde laranja, por exemplo.
Portanto, teste todas as suas intenções e confira as respostas. E esta dica serve para qualquer software que você esteja criando, não é só para skills.
4 – Informações Para O Usuário
Este item também é um pouco óbvio, mas nem sempre é observado pelos desenvolvedores.
As informações acerca de sua skill voltadas para o usuário devem servir de complemento para a funcionalidade principal da skill.
Dizendo assim parece complicado, não é?
Mas é muito mais fácil de entender do que parece.
Imagine uma skill chamada Curiosidades da Tecnologia. Todas as informações para o cliente, como frases de exemplo, título, descrição e nome de invocação estão relacionadas a curiosidades da tecnologia.
Mas quando fazemos perguntas para a skill, as respostas dadas são relacionadas a outro assunto, totalmente diferentes de tecnologia.
Como as informações para o usuário não correspondem a funcionalidade principal da skill, ela com certeza seria reprovada no processo de certificação por conta da inconsistência das informações voltadas para o usuário.
5 – Gerenciamento Da Sessão
Num sistema web, ter uma sessão aberta não é problema. Pois o sistema fica lá aguardando uma interação para tomar alguma ação.
Já numa skill, ter uma sessão aberta quer dizer que a Alexa está gravando o usuário. Então precisamos ser explícitos e avisar ao usuário que estamos aguardando uma resposta dele.
E a situação inversa também reprova sua skill.
Quando pedimos uma resposta para o usuário e fechamos a sessão.
Então muito cuidado ao testar as intents da sua skill. Preste atenção se você está deixando a sessão aberta ou fechando ela sem avisar o usuário.
Palavras Finais
Todas as skills certificadas estão de acordo com os requisitos de política, segurança funcionalidade, interface de voz e experiencia do usuário. O processo de certificação também garante que todas as skills da loja sejam seguras e funcionem bem.
Por isso é importante lembrar sempre destes 5 erros comuns na certificação de skills, para que não percamos tempo entre idas e vindas durante este processo.
Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa
Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!