5 Pontos Para Criar Diálogos Melhores

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Celso Kitamura
em 13 de maio de 2022

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5 Pontos Para Criar Diálogos Melhores
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As melhores skills Alexa são aquelas que fazem o usuário esquecer que estão conversando com uma máquina.

 

Nesse artigo eu vou te mostrar como podemos criar diálogos melhores para nossas skills.

 

Vamos conversar sobre alguns pontos que precisamos observar ao criar nossos modelos de interação, ou seja, os diálogos que nossa skill tem com o usuário.

 

 

5 Pontos Para Criar Diálogos Melhores

 

Nas interfaces que priorizam a voz, o diálogo que você escreve não é um componente da interface – o diálogo é a interface, porque a voz da Alexa é o guia principal que conduz o usuário por sua skill.

 

Qualquer desenvolvedor de skills pode melhorar seu diálogo escrito para que ele atenda o usuário com sucesso.

 

Vamos ver cinco pontos para criar diálogos melhores para sua skill Alexa.

 

1 – Evite Formalismos

 

Os usuários adoram interações de baixo atrito, e as palavras em seu diálogo possuem um grande papel para manter a interação simples e fácil.

 

A linguagem informal é mais rápida e menos onerosa para um usuário processar.

 

Vamos ver alguns exemplos?

 

Formal: “Você gostaria que eu enviasse seu pedido para processamento?”

Mais simples: “Pronto para finalizar seu pedido?”

 

Formal: “A tentativa de transação não foi bem-sucedida.”

Mais simples: “Hmm. Algo deu errado com seu pagamento.”

 

Algumas técnicas para substituir o formalismo por uma linguagem mais clara:

 

  • Encontre alguém que não seja especialista no conteúdo de sua skill e peça que leiam ou ouçam seu diálogo e apontem palavras que não sejam familiares para eles.
  • Depois de identificar algumas palavras, encontre sinônimos menos formais.

 

2 – Aplique O Teste De Uma Respiração

 

Lembre-se de que o diálogo de sua skill será falado em voz alta, uma palavra de cada vez.

 

Então o excesso de palavras em seus prompts literalmente adiciona tempo à interação.

 

Uma dica útil é que um prompt deve ser tão longo quanto um humano pode dizer em uma respiração.

 

Uma ótima ideia é ler seu diálogo em voz alta ou pedir a alguém que o leia para você.

 

E agora vamos ver algumas maneiras de encurtá-los:

 

  • Fique atento às palavras que não alteram o significado de uma frase ou adicionam informações.
  • Fique atento ao palavreado em torno dos verbos. Por exemplo, “Eu gostaria de poder ajudá-lo” pode ser encurtado para “Eu posso ajudar”.
  • Encontre informações que os usuários não precisam. Por exemplo, se um prompt contiver uma data, como “Seu pedido estará pronto em 2 de agosto de 2022”, normalmente você pode omitir o ano.
  • Certifique-se de que cada frase passe no teste de uma respiração lendo-a em voz alta.

 

3 – Introduza Variedade No Diálogo

 

Os humanos usam muita variação na maneira como falam.

 

Em contraste, as experiências de voz que repetem as mesmas frases não soam naturais ao ouvido humano.

 

Você pode evitar diálogos repetitivos adicionando variações aleatórias ao seu diálogo.

 

É importante manter os aspectos do fluxo consistentes. Mas criar variação é uma maneira importante de manter sua skill interessante e atualizada.

 

Para garantir que seu diálogo não seja excessivamente repetitivo, você pode:

 

  • Dê uma olhada em sua lista de diálogo e identifique de 3 a 5 prompts que seus usuários encontrarão cada vez que usarem sua skill.
  • Escreva 2-5 (ou mais!) variações para cada uma dessas linhas.

 

4 – Tente Contrações E Frases Informais

 

O conselho geral para o diálogo na Alexa é “Escreva do jeito que você fala”.

 

Os humanos usam frases curtas, então, nem toda linha de diálogo tem que ser uma frase completa. Isso mantém sua prosa natural e contribui para frases concisas. Por exemplo:

 

  • “Feito!” em vez de “Esta compra foi concluída”.
  • “Pronto?” em vez de “Deseja continuar?”
  • “Entendi, quatro ingressos de adulto para o show do coral da próxima semana!” em vez de “Ok, vou fazer um pedido de quatro ingressos para adultos para o show do coral na próxima semana”.

 

Com apenas um pouco de esforço extra, você pode garantir que seu diálogo soe casual e fácil de ouvir.

 

5 -Use SSML Para Melhorar O Ritmo

 

Quando os usuários ouvem uma longa sequência de diálogos sem pausas significativas, as palavras podem se misturar e criar confusão.

 

É uma ótima ideia empregar o SSML para ajustar aspectos da fala da Alexa para que pareça ainda mais natural para um ouvido humano.

 

Já conversamos sobre o SSML algumas vezes aqui e aqui.

 

Por exemplo, você pode usar SSML para adicionar tempo entre itens de menu utilizando a tag break. Com a propriedade time você pode ajustar o tempo da pausa.

 

Palavras Finais

 

Em geral, a melhor maneira de confirmar que você tem um ótimo diálogo é lê-lo em voz alta.

 

Melhor ainda, leia em voz alta para um amigo ou colega que represente sua base de usuários.

 

Dedicar um tempo extra para examinar seu diálogo ajudará você a criar diálogos melhores, criar uma experiência que seja conversacional, intuitiva e sem atritos para seus usuários.

 

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Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

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