Ian Barker para o betanews em 02/06/2020
A pesquisa mais recente sobre o Estado da Qualidade de Software da empresa OverOps mostra que 70% dos entrevistados dizem que a qualidade é fundamental e que eles preferem adiar o roadmap do produto do que arriscar um erro crítico e afetar seus usuários.
Qualquer programador com bom senso prefere adiar a entrega ao invés de empacotar um software com erro. O problema é que muitas vezes a ordem vem de cima, normalmente pessoas que enxergam o cliente como meros pagantes. Não tem a percepção de que é melhor entregar valor (através do software sem defeitos) do que entregar de qualquer jeito apenas para cumprir o contrato e emitir a fatura. Mas o que assusta é que quase um terço dos desenvolvedores não pensa assim…
Além disso, mais da metade dos entrevistados da pesquisa (53%) indica que encontram problemas críticos ou com impacto no ambiente de produção do cliente pelo menos uma ou mais vezes por mês. Um quarto dos participantes também afirma que mais de 40% dos problemas críticos de produção são relatados primeiro por usuários finais ou clientes, em vez de mecanismos internos.
Isso realmente acontece: encontrar erros críticos mensalmente. Principalmente porque a cada correção existe uma grande chance de você introduzir novos erros. E o fato do cliente encontrar os erros antes da empresa desenvolvedora também principalmente quando o sistema é complexo e não existem testes automatizados. Achei que isso não acontecesse em países mais avançados nas metodologias de desenvolvimento de software…
O estudo mostra que o investimento em DevOps continua com Integração Contínua (54%) e Entrega Contínua (42%), ambas características dos pipelines de entrega acelerada de software, entre as três principais áreas citadas. 45% de todos os entrevistados dizem que a pressão para aumentar a velocidade é um dos principais desafios de qualidade de software. Além disso, mais da metade dos entrevistados (59%) afirmam subir novos códigos / recursos a cada duas semanas a várias vezes ao dia.
No entanto, a solução de problemas atinge a produtividade, dois em cada três participantes da pesquisa relatam gastar pelo menos um dia por semana solucionando problemas em seu código, com 30% gastando entre dois dias e uma semana inteira.
Muitas vezes gastamos mais tempo analisando o código para encontrar o problema do que propriamente corrigindo o erro no software. Mais uma vez, quando não temos um processo de desenvolvimento sólido e testes automatizados.
“A mudança para o DevOps e a velocidade crescente com a qual as equipes estão fornecendo software são sem precedentes. Ao mesmo tempo, eles lidam com níveis muito mais altos de risco e vulnerabilidade”, diz Herb Krasner, membro do conselho consultivo do Consortium for IT Software Quality (CISQ). “Embora a questão do software de baixa qualidade exista desde o início da TI, chegamos a um ponto de virada em que precisamos ser muito mais sérios sobre como lidaremos com essas questões daqui para frente. Como tal, os resultados e recomendações do OverOps O relatório sobre o estado da qualidade do software é importante e oportuno “.
Os principais planos para adoção em 2020 são a análise estática (37%) e a dinâmica de código (27%), superada apenas pelo DevOps (58%) e microsserviços / contêineres (45%).
O relatório completo está disponível no site OverOps.
Realmente estamos entregando muito mais software em muito menos tempo que antes. E cada vez mais essa velocidade aumenta. Por isso devemos utilizar tudo que estiver ao nosso alcance, desde técnicas até ferramentas para aumentar essa velocidade e ao mesmo tempo aumentar a qualidade de nossas entregas. Do ponto de vista metodológico e tecnológico isso é perfeitamente possível. Precisamos ver se aqueles que tomam as decisões vão querem pagar o preço (infelizmente sei que a maioria não vai querer pagar, preferem olhar só para o curto prazo…)
O artigo original você pode ler aqui: Software quality beats delivery speed for most developers.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!