Sabia que mesmo com milhões de desempregados no Brasil, existe uma área onde o acontece exatamente o inverso e chovem vagas a serem preenchidas?
Nesse artigo eu vou te mostrar que a falta de mão de obra nesta área foi amplamente potencializada depois da pandemia.
Vamos conversar sobre o apagão de TI.
Apagão De TI
Agora que a fase mais aguda da pandemia passou, fica um saldo de milhares de empresas fechadas nestes quase 3 anos.
E com isso milhões de pessoas desempregadas no país. Porém existe uma área em que aconteceu exatamente o contrário: o número de vagas na área de Tecnologia da Informação cresceu exponencialmente durante a pandemia.
Mais do que isso: especialistas do mercado já esperam um “Apagão de TI”, ou seja, quando o déficit entre as pessoas formadas na área e a quantidade de vagas chegar a um nível insustentável.
Vagas em aberto que não conseguem ser preenchidas, pelo menos da área de programação, vem de longa data…
Um Pouco De História: A Bolha Da Internet
Já falei várias vezes aqui que comecei minha carreira como desenvolvedor em 2000.
Era o começo da internet aqui no Brasil e as empresas estava contratando desenvolvedores web a rodo. Lembrando que desenvolvedor web naquela época era um cargo extremamente recente.
Pois bem, mesmo depois da bolha da internet estourar, nunca foi problema conseguir emprego na área. Dava para escolher onde trabalhar.
Mesmo em 2015, quando fui demitido, nunca me preocupei. Fui convidado a sair em janeiro e resolvi tirar um período de descanso.
Só fui me preocupar em atualizar o currículo e correr atrás de uma vaga depois do carnaval. Em abril de 2015 já estava trabalhando em uma empresa bem mais perto de casa.
E Chega A Pandemia
Eis que em março de 2020 foi decretado o lockdown. O que deveria ter durado 2 semanas se arrastou por meses.
Todas as empresas que podiam fazer home-office tiveram que correr atrás de infraestrutura para que o trabalho pudesse ser feito.
A área de TI, que sempre teve falta de mão de obra, viu esta falta aumentar ainda mais.
Na área de desenvolvimento de software, as empresas começaram a utilizar a infraestrutura criada para o home-office para contratar pessoas longe da sua base física.
Mas isso não foi o suficiente, porque mesmo com o abrandamento da pandemia, surgiu um outro problema.
A Disputa Agora É Global
Assim como as empresas daqui começaram a contratar desenvolvedores de outras cidades, afinal o colaborador não precisava mais morar perto do escritório por conta do home-office, empresas de fora do país começaram a fazer o mesmo.
É isso aí, a falta de mão de obra em TI é global, não está restrita ao Brasil.
Então, empresas de outros países começaram a procurar por colaboradores qualificados aqui no Brasil. E pagando em dólar.
Como Eu Entro Nessa?
Engana-se quem acha que apenas recém-formados podem se aproveitar desta enxurrada de vagas.
Você, que tem formação em outra área pode fazer uma transição de carreira e se tornar um App Dev.
Mas um bom desenvolvedor não se faz da noite para o dia. Então, comece a estudar já. Pode começar com minha playlist de lógica de programação com Javascript ou lógica de programação com Python.
Palavras Finais
O apagão de TI é uma coisa inevitável.
O Brasil forma cerca de 53 mil pessoas na área por ano. E a demanda média anual é de 159 mil profissionais. A conta não fecha.
A previsão para 2025 é de 400 mil vagas sem profissionais qualificados para preenche-las.
Então, se você quiser aproveitar esta oportunidade de carreira, continua comigo.
Coloque seu nome na lista de espera para o caminho mais fácil de aprender a programar com um método prático mesmo que você não conheça nada de programação!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/ignite
Bora aprender a programar!