API (Application Programming Interface): O que é?

Veremos neste artigo o que é uma API, um conceito muito importante que todo desenvolvedor deve conhecer, pois utilizamos frequentemente em nossos projetos.

 

API é a abreviação de Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações.

O que é API?

 

Podemos definir API como rotinas padronizadas fornecidas por um software para que outras aplicações possam utilizar funcionalidades sem precisar entrar em detalhes de sua implementação.

 

É como uma porta de acesso a determinados serviços de uma aplicação.

 

Estas rotinas devem ser definidas pelo dono do software, ou seja, o proprietário é que decide quais funcionalidades poderão ser acessadas por terceiros.

 

Vantagens

Facilitar integração

 

Ao invés de fazer integração entre sistemas desenvolvendo módulos caso a caso, podemos padronizar estas integrações simplesmente disponibilizando uma API para nosso software.

 

Os maiores perrengues que já passei nesta vida de desenvolvedor foram com integrações, justamente porque cada integração era um projeto/desenvolvimento diferente…

Multi plataforma

 

Aplicativos de plataformas diferentes podem acessar o mesmo conjunto de APIs, acelerando o desenvolvimento em todas as variações (dispositivos e sistemas operacionais).

Incentivar inovação

 

Através de nossas APIs, podemos incentivar outros a criar novas soluções. A ONG Transparência Brasil, por exemplo, lançou APIs para que terceiros criassem aplicativos. Mais de 100 aplicativos foram criados para as eleições e para fiscalizar políticos eleitos.

Alguns exemplos

 

Podemos criar um aplicativo para listar os posts do Instagram de determinado usuário. E como fazemos para acessar estes posts?

 

Através de uma API disponibilizada pelo próprio Instagram.

 

Para utilizar esta API precisamos nos cadastrar no Instagram como desenvolvedor, cadastrar nosso aplicativo e criar uma chave. Com esta chave o Instagram sabe quem está acessando sua API.

 

O Google também fornece APIs para seus principais serviços, como Mapas, Drive, etc.

 

Desta forma, podemos criar um aplicativo que utiliza o GPS do dispositivo e os mapas do Google para mostrar ao usuário uma rota a ser seguida entre dois endereços.

 

Utilizando a API do Facebook podemos incluir em nosso aplicativo uma funcionalidade para postar uma foto na linha do tempo do usuário.

 

Dentro do Windows (Microsoft) temos APIs disponíveis para várias ações, como criar uma caixa de mensagem no padrão do Windows.

Palavras finais

 

API (Application Programming InterfaceInterface de Programação de Aplicações) são rotinas padronizadas fornecidas por um software para que possamos utilizar funcionalidades/serviços sem precisar saber como isso é feito.

 

Algumas vantagens da utilização de APIs são:

 

  • Facilitar integração
  • Multi plataforma
  • Incentivar inovação

 

O Instagram, Google, Microsoft e Facebook são alguns exemplos de empresas que disponibilizam APIs para que possamos adicionar suas funcionalidades em aplicativos criados por nós.

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP do Celso!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!