Código Fonte – O Que É?

Você já ouviu o termo código fonte? Ele é o principal componente de um aplicativo e é muito valioso também. Saiba mais sobre o código fonte neste artigo.

 

O Que É Código Fonte?

 

É grande a diferença entre a linguagem utilizadas pelos computadores e a linguagem que nós humanos utilizamos. Nós utilizamos símbolos (letras e números) colocados em conjunto que formam as palavras e frases.

 

As máquinas, por outro lado, utilizam impulsos elétricos para se comunicar. Estes impulsos possuem dois estados: com corrente elétrica e sem corrente elétrica. Estes dois códigos são conhecidos como sistema numérico binário (zeros e ums).

 

Um aplicativo deve estar em código de máquina para que o computador consiga entender seu conteúdo.

 

Mas quem escreve o aplicativo é um humano, que dificilmente conseguirá fazer um software diretamente em linguagem de máquina.

 

Por este motivo existem os compiladores, ferramentas que “traduzem” para a linguagem de máquina as instruções que alguém organizou em uma forma que os humanos possam entender com mais facilidade.

 

O termo código fonte vem do inglês source code e define um conjunto de palavras escritas de forma ordenada contendo instruções em determinada linguagem de programação.

 

Este conjunto de palavras deve ser escrito seguindo várias regras e padrões da linguagem para que ele possa ser “compilado” corretamente.

 

Por Que O Código Fonte É Valioso?

 

Quando você adquire um software, você está comprando o direito de utilizar o arquivo compilado, ou seja, em linguagem de máquina.

 

Isso quer dizer que se você abrir o arquivo em um editor de texto não irá entender o que está dentro dele, pois ele estará em linguagem binária.

 

Todo esquema de funcionamento do aplicativo, a maneira como a arquitetura do sistema foi desenvolvida, as estruturas de programação que o desenvolvedor utilizou e as regras de negócio ficam no código fonte. Lá alguém capacitado consegue ler e entender como o sistema funciona. É possível também modificar o seu funcionamento, adicionar funcionalidades, remover outros e adaptar o aplicativo a necessidades diferentes.

 

As empresas que vendem aplicativos devem cuidar muito bem do seu código fonte. O código fonte é o coração de uma softhouse.

 

Imagine que por qualquer motivo o código fonte é perdido (crash de servidor, vírus, etc.). Como será possível corrigir algum bug? E adicionar algum recurso novo? A empresa estará literalmente perdida.

 

A disciplina da Engenharia de Software que cuida disso é a Gerência de Configuração e não se preocupa somente com o código fonte. É preciso cuidar também dos manuais, dos softwares utilizados para o desenvolvimento do aplicativo e muitos outros aspectos para que tenhamos versões estáveis do nosso software. Mas isso é assunto para outro artigo…

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na Grupo VIP App Dev!

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!