No início era o cartão perfurado, passamos pelo teclado, mouse, telas touch e estamos vendo tudo mudar novamente com as interfaces de voz.
Nesse artigo eu vou te mostrar como criar skills para Alexa em 5 passos, mesmo que você nunca tenha desenvolvido uma skill.
Vamos conversar sobre a quebra de mais um paradigma da comunicação entre o nós e os computadores: os aplicativos de voz, as skills para Alexa.
Como Criar Skills Alexa Em 5 Passos
As interfaces de usuário de voz estão evoluindo muito mais rapidamente que seus antecessores tecnológicos que acabamos de comentar: cartões perfurados, teclados, mouses e telas touch.
O objetivo da interface de usuário em voz (VUI) é dar aos usuários uma experiência de natureza mais humana, totalmente imersiva.
Pré Requisitos
Antes de criar skills para Alexa, é necessário observar os pré requisitos, que são como os ingredientes de uma receita. Tudo aquilo que precisamos antes de botar a mão na massa.
- Conta de Desenvolvedor na Amazon: para poder registrar uma skill na loja, você precisa de um cadastro de desenvolvedor. Eu já fiz um vídeo com o passo a passo deste processo, que você pode ver aqui: https://youtu.be/F1_MY28GYZE
- Hospedagem para o back end: você precisa de um lugar para hospedar o back end da skill, que pode ser desde a própria nuvem da Alexa, passando pela AWS e até, quem diria, o Azure da Microsoft.
- IDE apropriado para a linguagem utilizada: o código da sua skill pode ser feito em várias linguagens. Desta forma, você precisará do ambiente de desenvolvimento adequado para a linguagem escolhida.
- Hospedagem para recursos: opcional, pois se sua skill utilizar imagens, áudio ou vídeo, será necessário um local com acesso pela internet para armazenar tudo.
- Dispositivo habilitado para Alexa: para a fase de testes da skill. É opcional, mas recomendável.
Passo 1 – Projete Sua Experiência De Voz
Desenvolver para voz é diferente de desenvolver aplicativos móveis ou baseados na Web.
Pense em todas as maneiras diferentes pelas quais um usuário pode interagir com sua skill. Afinal, ele não tem uma tela para guiá-lo na navegação do seu aplicativo.
- Verifique se sua ideia é adequada para a voz: as melhores ideias de voz são aquelas que naturalmente se prestam à conversa.
- Identifique seus usuários: você deve ter uma compreensão clara de quem usará sua skill e como ela atende a uma necessidade que eles têm.
A próxima parte do processo de design é escrever um script. São como os Casos de Usos da UML.
Finalmente, use seu script para identificar a linguagem que definirá seu modelo de interação. Esses elementos de linguagem incluem:
- Intenções (Intents): representam o que os usuários podem solicitar para a sua skill.
- Enunciados (Utterances): as frases que uma pessoa diz a Alexa.
- Slots: permitem às pessoas especificar partes variáveis de um enunciado.
Passo 2 – Crie A VUI
Depois de projetar a experiência, é hora de começar a construir.
Você pode usar o Console do Desenvolvedor para criar o VUI (Voice User Interface).
Isso também é conhecido como sua interface front-end com a qual seus usuários irão interagir quando usarem sua skill.
Passo 3 – Construa O Back End
Selecione a linguagem de programação de sua escolha e o SDK correspondente e comece a codificar sua skill.
A dica para quem está começando é criar skills do tipo Alexa Hosted, ou seja, hospedar o back end da skill na própria nuvem da Alexa.
É gratuito e você pode escolher entre as linguagens Node.js e Python.
Passo 4 – Teste
A fase de testes é crucial para qualquer tipo de software.
O console do desenvolvedor possui um simulador interno da Alexa, que é semelhante ao teste em um dispositivo habilitado para Alexa.
Mas você pode testar sua skill em um dispositivo físico, como mostro neste vídeo: https://youtu.be/k7A7BaDAa60
Passo 5 – Envie Para Aprovação E Publicação
Com a skill pronta, chegou a hora de enviá-la para a loja.
O processo de certificação é bem simples, basta preencher corretamente os formulários de submissão.
O Alexa Skills Kit conta com uma ferramenta de validação que ajuda muito esse processo, impedindo que você deixe de cumprir alguns requisitos da publicação.
Depois que sua skill passar nos requisitos de certificação, ela será publicada na loja de Skills para qualquer pessoa encontrar e usar.
Palavras finais
Independente se sua skill é algo revolucionário ou algo mais simples que resolve um problema, publicar uma Alexa skill é algo para se orgulhar.
Podemos fazer parte de mais uma revolução tecnológica, a quebra de mais um paradigma: a interface de voz.
Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa
Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!
Deixe um comentário