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Como Guiar Respostas Dos Usuários

Como Guiar Respostas Dos Usuários
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Num aplicativo de voz, não temos uma tela para mostrar opções de respostas ao usuário.

 

Nesse artigo eu vou te mostrar dicas de como fazer o usuário responder de uma forma que nosso back end consiga receber os parâmetros necessários.

 

Vamos conversar sobre como podemos guiar respostas dos usuários em nossas skills.

 

 

Como Guiar Respostas Dos Usuários

 

As interações com a Alexa dependem de prompts, que servem para guiar respostas dos usuários.

 

Por isso, as palavras escolhidas para compor estes prompts são muito importantes.

 

As palavras podem sinalizar significados sutis para os usuários.

 

E observando de perto os tipos de slot no nosso código podemos aproveitar o poder desses sinais sutis.

 

Para ilustrar como os slots e os prompts funcionam em conjunto para guiar respostas dos usuários, vamos ver alguns slots integrados usados com frequência.

 

Onde

 

Se sua skill precisa receber um local dos usuários, como uma skill de turismo ou uma skill para ajudar usuários a encontrar pontos de interesse em seu bairro, como restaurantes ou postos de gasolina.

 

Mas “onde” é um conceito amplo e os usuários podem interpretá-lo de várias maneiras.

 

Imagine o diálogo abaixo:

 

Usuário: “Alexa, peça ao Turistando para planejar uma viagem.”

Alexa: “Ok. Para onde você quer ir?”

Cláudio: “Vamos para Salvador!”

João: “Quero visitar Amazonas!”

Eduardo: “Leve-me para a Índia!”

 

Vamos supor que a skill Turistando use o slot interno AMAZON.CITY em seu código.

 

Neste exemplo, apenas o Cláudio forneceu um valor de slot válido para avançar na interação; os outros provavelmente ouvirão uma mensagem de erro.

 

Agora, vamos fazer uma pequena melhoria no prompt. Em vez de “Onde você quer ir?”, mudaremos para “Qual cidade você deseja visitar?”

 

Cláudio: “Vamos para Salvador!”

João: “Quero visitar Manaus!”

Eduardo: “Leve-me para Mumbai!”

 

Como o prompt foi específico e as expectativas eram claras, todos entenderam que informação precisavam fornecer.

 

Cada cliente avança na interação em vez de ouvir uma mensagem de erro ou ser solicitado novamente.

 

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

 

Quando

 

Muitas skills exigem que os usuários especifiquem informações baseadas em tempo, como uma data ou hora do dia.

 

Usuário: “Alexa, diga ao Cinerama que quero ver Star Wars.”

Alexa: “Tudo bem! Quando você quer ver?”

Cláudio: “Às 19h!”

João: “Hum, terça-feira, eu acho.”

Eduardo: “Que tal 6 de julho?”

 

Vamos supor que a skill Cinerama esteja empregando o tipo de slot AMAZON.Time.

 

Nesse caso, apenas o Cláudio forneceu um valor de slot válido.

 

E, novamente, uma simples edição pode manter todos esses usuários no caminho feliz.

 

Alguns prompts sugeridos para tipos de slots relacionados ao tempo:

 

 

Palavras Finais

 

Como aplicativos de voz não contam com tela para mostrarmos opções, é muito importante guiar as respostas dos usuários com prompts.

 

Com alguns ajustes simples, podemos ajustar o diálogo para refletir os tipos de slot do seu código.

 

Assim, você criará uma linguagem precisa com sinais sutis para preparar seus usuários para exatamente o que eles precisam, evitando que caiam em estados de erro.

 

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