Dominando o Mundo da Alexa – 5 Dicas Essenciais para Iniciantes

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Celso Kitamura
em 14 de novembro de 2023

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Dominando o Mundo da Alexa – 5 Dicas Essenciais para Iniciantes
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A Alexa, a assistente virtual da Amazon, está revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia, tornando nossas vidas mais práticas e envolventes.

 

Nesse vídeo convido você a dar os primeiros passos nessa jornada emocionante, onde desvendaremos os principais desafios enfrentados por novos desenvolvedores da Alexa.

 

Vamos explorar as cinco perguntas mais frequentes feitas por iniciantes, fornecendo soluções práticas e dicas valiosas ao longo do caminho. Vamos ver 5 dicas essenciais para iniciantes.

 

Dominando o Mundo da Alexa – 5 Dicas Essenciais para Iniciantes

 

Este é o seu guia para entrar no universo da Alexa e se tornar um mestre no desenvolvimento de skills.

 

Para ajudar os novos desenvolvedores que chegam, vamos ver um resumo das cinco principais perguntas dos novos desenvolvedores.

 

Portanto, prepare-se para uma jornada fascinante e descubra como criar experiências únicas para os usuários da Alexa.

 

Se você já está inspirado, comece a criar a sua skill hoje mesmo e mantenha esta lista a mão durante todo o processo!

 

Certificação – Entendendo Feedback, Testes Automatizados e Manuais

 

Não é surpresa ver a certificação como a principal preocupação dos novos desenvolvedores de aplicativos de voz.

 

A certificação é um dos principais componentes para publicar uma skill e é fundamental para garantir uma experiência do usuário tranquila e confiável.

 

Navegar pelos requisitos de certificação pode ser um desafio para os novos desenvolvedores.

 

A certificação é composta por várias etapas: testes automatizados, testes funcionais, testes de políticas, testes de segurança e testes de experiência do usuário.

 

Em cada etapa, existem casos de teste específicos que representam as ações que a equipe de certificação tomará para verificar a conformidade de sua skill.

 

Testes Automatizados: Para acelerar o processo de certificação, alguns casos de teste de certificação são realizados com automação.

 

Você pode ver os resultados desses testes no console do desenvolvedor, na guia Certificação > Validação.

 

Testes Funcionais: Esses casos de teste garantem que sua skill funcione da maneira como deveria. São verificados metadados (descrição de sua skill e o que você mostra aos usuários na página da loja), quaisquer elementos visuais e interações, vinculação de contas, fluxos de vídeo ou áudio e quaisquer APIs que estejam funcionando adequadamente.

 

Também são bloqueados skills que pareçam ser amostras, testes ou modelos.

 

As diretrizes de política podem ser complicadas e subjetivas quando se trata de entendimento, então, antes de desenvolver uma ideia para uma skill, certifique-se de revisar cuidadosamente as diretrizes e considerar possíveis problemas de conformidade.

 

Os testes de segurança são diretos e geralmente são requisitos de funcionalidade relacionados à proteção de dados do cliente.

 

Por fim, os testes de Experiência do Usuário ajudam a aplicar as melhores práticas para uma experiência de skill de maior qualidade em todas as skills Alexa.

 

Gerenciamento de Skills – Publicação nos Locais Certos, Cronogramas de Publicação, Status da Skill

 

O gerenciamento de skills está relacionado à certificação, mas geralmente ocorre um pouco mais adiante no processo de submissão.

 

Durante a Certificação

 

A maior pergunta sobre uma skill ainda em processo de certificação é: “Por que a certificação ainda não foi concluída?”

 

Como regra geral, o prazo para certificar uma skill são 5 dias úteis, mas a maioria delas é certificada antes.

 

Quando a certificação está demorando mais do que o esperado, geralmente é devido a uma preocupação com a política.

 

Isso pode ser minimizado revisando cuidadosamente as diretrizes de política antes de criar uma skill e, se você antecipar possíveis problemas de conformidade, mencioná-los e esclarecer por que acredita que estão em conformidade nas Instruções de Teste de sua skill (na guia Distribuição > Privacidade e Conformidade).

 

Pouco Depois da Certificação

 

Existem duas perguntas muito comuns logo após uma skill ser certificada.

 

Por que não consigo encontrar minha skill na loja?

 

Há duas razões para isso acontecer.

 

Você está verificando sua skill muito cedo após a publicação – dê mais um tempo!

 

Na maioria das vezes, isso acontece porque você publicou sua skill em um mercado diferente do seu próprio.

 

Para poder pesquisar uma skill na loja, a skill deve estar no idioma local desse mercado específico.

 

Para evitar esse problema, selecione “Em todos os países e regiões onde a Amazon distribui skills” para a disponibilidade de publicação na guia Distribuição > Disponibilidade.

 

Não se preocupe; os idiomas que sua skills suporta limitarão automaticamente a distribuição apenas aos mercados que oferecem suporte a esses idiomas.

 

O que aconteceu com o feedback de certificação?

 

O feedback de certificação está desaparecido! Descobrimos que o feedback geralmente é enviado para um endereço de e-mail diferente do que o desenvolvedor esperava.

 

Cada conta tem dois tipos de e-mails associados: o e-mail do usuário e o e-mail da empresa.

 

Seu e-mail de usuário é o que você usa para fazer login em sua conta. Você pode ter vários usuários e e-mails de usuário por conta.

 

O e-mail da empresa é o que o proprietário/administrador da conta define na página de Perfil da Empresa no console do desenvolvedor.

 

Todas as comunicações de nível de conta, incluindo os resultados da certificação de skills, são enviadas para o endereço de e-mail do Perfil da Empresa.

 

Isso não pode ser personalizado, mas como administrador da conta, você pode atualizá-lo a qualquer momento.

 

Se você ainda não encontrar os resultados, verifique sua pasta de spam.

 

Criação de Skills – Modelos de Interação, Problemas de Linguagem Natural (NLU), Design

 

Projetar para a voz pode ser um novo conceito para muitos desenvolvedores.

 

Existem considerações e ajustes especiais que precisam ser feitos ao projetar experiências voice first (voz em primeiro lugar).

 

É importante notar que projetar um modelo de interação é mais relevante para tipos de skills personalizadas; nem todos os tipos de skills são construídos da mesma maneira ou requerem o mesmo grau de codificação manual.

 

Às vezes, os desenvolvedores enfrentam problemas de Linguagem Natural (NLU), nos quais podem receber feedback inesperado de que suas frases de exemplo ou o nome de invocação não estão funcionando, ou as skills recebem reclamações inesperadas dos clientes e avaliações ruins.

 

Sempre recomendamos realizar testes abrangentes com a voz, se possível (você pode até usar seu telefone se não tiver um dispositivo).

 

Problemas de Política – Nomes de Invocação, Skills Direcionadas a Crianças, Conteúdo

 

As preocupações de política são um desafio para os desenvolvedores porque, por natureza, as políticas são subjetivas e estão abertas a interpretação.

 

Se você estiver enfrentando problemas de política na certificação, edite suas instruções de teste (guia Distribuição > Privacidade e Conformidade) antes de reenviar para fornecer esclarecimentos para os testadores. E se você continuar tendo problemas, abra um caso na página “Fale Conosco”.

 

Falhas de política comuns incluem problemas com nomes de invocação (uma única palavra não é permitida e nomes de marcas exigem direitos de propriedade intelectual), problemas com o conteúdo da skills (gerado pelo usuário e não moderado, ou inadequado) e ter uma skill direcionada a crianças sem indicar que é uma skill para crianças e obter aprovações adequadas.

 

Descoberta de Dispositivos de Casa Inteligente

 

As skills de Casa Inteligente são muito populares entre os usuários, pois dispositivos de casa inteligente estão sendo cada vez mais adotados nas residências.

 

Uma skill de Casa Inteligente permite que os fabricantes de dispositivos ofereçam uma experiência com suporte da Alexa aos usuários.

 

Um problema comum nas skills de Casa Inteligente é a descoberta de dispositivos – ou seja, o aplicativo Alexa não consegue encontrar o dispositivo de Casa Inteligente para parear.

 

Isso pode ser um problema técnico complicado de resolver, mas existem algumas etapas rápidas para depurar o problema:

 

Verifique se sua conta está no mercado correto. Todos os endpoints na Discover.Response devem ter um local compatível. Caso contrário, o aplicativo Alexa não encontrará o dispositivo.

 

Verifique se suas funções do AWS Lambda estão hospedadas na região AWS correspondente. Se sua skill de Casa Inteligente for oferecida em en_US, a região AWS deve ser US East (N. Virginia). Para skills em en_UK, a região AWS deve ser EU (Irlanda).

 

Certifique-se de que você não está tendo um problema de tamanho ou tempo limite. A carga útil para um evento de resposta de descoberta de dispositivo pode ter no máximo 256 quilobytes (KB), e a resposta deve ocorrer dentro de 8 segundos.

 

Palavras Finais

 

À medida que você aprende e começa a desenvolver para Alexa, mantenha em mente essas principais questões e soluções.

 

A criação de skills para Alexa pode ser uma jornada empolgante e recompensadora. Então, agora que voce já conhece as 5 dicas essenciais para iniciantes, bora desenvolver uma skill para Alexa?

 

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