Engajar Seu Usuário Com Baixo Atrito

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Celso Kitamura
em 16 de maio de 2023

Compartilhe agora mesmo:

Engajar Seu Usuário Com Baixo Atrito
5/5 - (1 voto)

Você criou uma skill que os usuários usam somente uma vez e não voltam mais?

 

Nesse vídeo eu vou te mostrar um dos fatores que contribuem para o engajamento dos usuários com sua experiência de voz.

 

Vamos conversar sobre como engajar seu usuário com baixo atrito em sua skill.

 

 

Engajar Seu Usuário Com Baixo Atrito

 

O primeiro passo para projetar e/ou otimizar uma skill para aumentar a retenção é eliminar fontes de atrito na experiência de voz.

 

Isso significa que você deve engajar seu usuário com baixo atrito em sua skill Alexa.

 

O atrito impede que os usuários voltem à sua skill.

 

No uso repetido da sua skill, o menor dos aborrecimentos na experiência pode ser suficiente para afastar um usuário – e para sempre.

 

O atrito pode se manifestar dentro e fora de sua experiência de voz.

 

Vamos ver agora algumas categorias de atrito com alguns itens que devem ser observados com cuidado e atenção.

 

Pontos De Fricção Na Skill

 

  • Erros funcionais (bugs)
  • Problemas de usabilidade
  • Problemas de invocação
  • Problemas de reconhecimento (modelo de linguagem)
  • Solicitações ou respostas confusas/mal elaboradas
  • Solicitações ou respostas excessivamente detalhadas/repetitivas

 

Fatores Externos

 

  • Disponibilidade do produto
  • Conectividade (API)
  • Mudança no Marketing

 

Desde o primeiro dia, antes mesmo de ter uma skill no mercado, você deve pensar nas necessidades do usuário e identificar o que trará mais valor a ele.

 

Depois de seu lançamento, à medida que a skill continua seu ciclo de vida, você deve continuar monitorando seu desempenho, procurar pontos problemáticos e identificar oportunidades de otimização.

 

Para verificar o atrito, há uma variedade de ferramentas e técnicas que você pode aproveitar e vamos ver algumas delas agora.

 

Avaliações De Clientes

 

Um primeiro passo que você pode dar para entender como seus clientes estão respondendo à sua skill é observar as avaliações dos clientes na loja de skills da Alexa. Estes comentários podem te dar feedbacks muito úteis para melhorar sua skill e diminuir o atrito dela.

 

Certifique-se de atualizar sua descrição na loja e na skill em si sobre o que sua skill oferece se você fizer qualquer alteração que trate de uma preocupação do cliente para que eles saibam que a skill foi atualizada.

 

Análise De Caminhos De Interação

 

Esta ferramenta está disponível no Console do Desenvolvedor e é outra ótima maneira de verificar regularmente onde podem estar os pontos de atrito.

 

Ele indica onde ocorreu o drop-off na experiência do cliente, o que pode indicar um ponto de atrito, bem como quantos drop-offs ocorreram dando a você uma sensação de volume contra aquele ponto de atrito.

 

Histórico De Intenções

 

Uma terceira ferramenta que você pode usar é o Intent History, também disponível no Console do Desenvolvedor.

 

Isso pode mostrar quando certas intenções foram anotadas (como “parar”) ou mostrar quando sua skill retornou uma resposta “Não sei”, o que pode indicar um caminho que você não considerou.

 

Palavras Finais

 

Pois bem, vimos como engajar seu usuário com baixo atrito em sua skill.

 

Além dessas três áreas, você deve criar e acompanhar o desempenho em relação às metas de negócios de seus clientes.

 

Ao fazer isso, você deve considerar o impacto em suas metas e objetivos de negócios, feedback e insights de testes de usuários e monitoramento operacional para rastrear erros em sua skill.

 

Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa

Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro