Aplicativos de voz não são aplicativos “tradicionais” transpostos para Alexa.
Nesse vídeo eu vou te mostrar que precisamos pensar diferente para desenhar nossa experiencia de voz.
Vamos conversar sobre como podemos escrever diálogos envolventes para nossas skills.
Escrevendo Diálogos Envolventes Para Skills
Apesar do back end de uma skill Alexa utilizar toda tecnologia que já conhecemos numa aplicação web, o frond end é bem diferente de um app para celular, por exemplo.
Os padrões de design que utilizamos nos últimos anos para a web e para apps móveis nem sempre são transferidos perfeitamente para voz.
As experiências de voz são melhores quando são adaptáveis, permitindo que os usuários falem com suas próprias palavras.
Então hoje veremos melhores práticas para escrever diálogos envolventes para skills.
Comece Certo Usando O Design Situacional
As melhores skills são dinâmicas.
Eles se ajustam ao que aprendem sobre o usuário e se adaptam com base nas diferentes maneiras pelas quais um usuário pode interagir com uma skill.
Em vez de usar fluxogramas para projetar seu diálogo, use o design situacional para construir sua base.
O design situacional é um método que prioriza a voz para projetar uma interface de usuário de voz (VUI).
Já conversamos aqui sobre design situacional.
Seja Adaptável
Quando você está conhecendo alguém, você sabe cada vez mais sobre essa pessoa ao longo do tempo.
Depois da primeira vez, não precisa mais se apresentar.
Você continua de onde parou e continua a conversa.
Seu diálogo deve se adaptar ao usuário e sua familiaridade com sua skill.
Quanto tempo eles usaram sua skill? Esta é a primeira vez? É a segunda vez?
Se for a primeira vez, talvez fosse legal passar breves instruções de como a skill funciona, o que ela pode fazer.
Agora, se o usuário já utilizou a skill, é bom passar por esta parte e ir direto ao assunto, certo?
E há quanto tempo eles utilizaram sua skill pela última vez? Já se passaram cinco dias? Cinco meses?
Se forem cinco meses, talvez seja hora de informá-los que você adicionou um novo recurso em vez de tratá-los como se nunca tivessem usado a skill antes.
Seja Breve
Em um aplicativo de smartphone, o usuário pode olhar para a tela para conseguir as informações de que precisa e saber o que fazer em seguida.
Com aplicativos de voz, os usuários precisam confiar no seu diálogo.
Eles têm que ouvir, processar e responder.
Você precisa ter certeza de que está escrevendo coisas para serem ouvidas, não lidas.
Isso significa ser breve em suas respostas e também significa acompanhar seu diálogo de uma maneira que pareça natural.
Palavras Finais
Da mesma forma que o layout, a cor e as animações em uma tela podem afetar a usabilidade, o texto pode sinalizar um significado sutil para os usuários.
Depois de escrever um script para sua skill, mapear os casos extremos e mapear os fluxos de diálogo, é hora de voltar sua atenção para o texto.
Esses pequenos ajustes na redação de diálogos envolventes para suas skills podem ter um grande impacto na experiência de voz para seus usuários.
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