Ícone do site Celso Kitamura

HP (Hewlett-Packard) – Gigantes da Tecnologia

HP - Gigantes da Tecnologia
5/5 - (1 vote)

A Hewlett-Packard, mais conhecida como HP, é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sua história se confunde com a de algumas das principais inovações que ocorreram no período em que softwares e hardwares estavam sendo descobertos e desenvolvidos de forma intensa.

 

Não é à toa que essa empresa, mesmo tantos anos depois de sua fundação, continua sendo um gigante dentre as marcas de computadores. Um bom exemplo para que jovens inspirados e pessoas com novas ideias se espelhem, a HP é uma marca de sucesso muito influente e importante para os recursos que consigamos acessar hoje em dia.

 

O surgimento da Hewlett-Packard

 

A empresa surgiu em 1939, dentro de uma garagem e fundada por dois amigos, e, rapidamente, o seu crescimento se deu no mercado.

 

A HP tem sua origem no Oeste da Califórnia e foi criada pelos amigos e alunos da Universidade de Stanford Bill Hewllet e David Packard (daí o nome da empresa).

 

Até mesmo por ter surgido na região do Vale do Silício, a HP já nasceu com uma tecnologia muito avançada, algo inovador e de muito valor. Cada um de seus lançamentos determinava uma nova mudança significativa no mercado tecnológico.

 

Em 1938, por exemplo, os seus osciladores de baixa frequência eram usados para o desenvolvimento dos filmes animados da Disney.

 

A partir de 1945, a empresa começa a se especializar em desenvolvimento de instrumentos que pudessem fazer medidas eletrônicas e a criação de calculadores cientificas e financeiras.

 

Foi só nos anos 60 que a empresas começa a trabalhar com os lançamentos de computadores. Viram outros grandes nomes da tecnologia surgirem, pessoas que foram seus concorrentes. A tecnologia criada por Wozniak e Steve Jobs, Apple I, foi oferecido à HP, que negou a aquisição alegando que computadores pessoais não seriam populares.

 

A concorrência

 

O resultado de não perceber que algo de inovador e original surgia com a dupla fundadora da Apple pode ter significado um decréscimo da influência que antes existia. Se antes a HP era uma unanimidade no mercado de tecnologia, com o surgimento de uma série de itens e concorrentes nesse período, a influência da empresa diminuiu.

 

Mas, se podem considerar isso como um erro, foi também nesse período que a empresa se solidificou como uma fabricante de impressoras. E isso foi um passo fundamental para a volta de destaque da HP no mercado internacional.

 

As suas impressoras são extremamente famosas no mundo inteiro. São conhecidas pelas pessoas por serem muito práticas, terem um preço justo e, acima de tudo, uma alta qualidade de impressão. A tecnologia adotada pela HP e o investimento nesse hardware foi um passo importante para a sua estabilidade entre as empresas gigantes do mundo.

 

Hoje, a HP é muito famosa pela sua produção de impressoras multifuncionais. Isso quer dizer que existem diversas opções de dispositivos no mercado, para diferentes finalidades e para todos os gostos.

 

Foi nos anos 90 que a empresa voltou a se estabilizar no mercado, gerando um grande número de vendas e se tornando uma das mais notáveis do mundo.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

 

E veja também outros artigos da série Gigantes da Tecnologia:

Microsoft

Apple

Google

IBM

Qualcomm

Amazon

Intel

Sair da versão mobile