Hoje em dia, com a popularidade das selfies, aplicativos de edição de fotos tornaram-se indispensáveis para uma boa popularidade na rede. Porém, antes disso, teve quem pensou em uma plataforma para armazenar todas essas fotos de maneira organizada e interativa.
Foi a partir dessa ideia que surgiu o Instagram, aplicativo para compartilhamento de fotos e, agora, também pequenos vídeos curtos. A ideia do aparecer cada vez mais a partir de fotos tornou-se imprescindível para o sucesso do aplicativo.
Como surgiu a rede?
Primeiramente, o Instagram era apenas um aplicativo para smartphones com o sistema iOS, não era possível ser acessado através do computador. A ideia partiu do brasileiro Mike Krieger e do norte americano Kevin Systrom com a criação de um app chamado de Burbn.
O Burbn tinha como finalidade, além do compartilhamento de imagens, o fato de ser uma espécie de rede social, para marcar compromissos e atuar exatamente como um calendário social. Porém, não era fácil de ser utilizada e não era extremamente útil.
Amigos que trabalhavam juntos em sua empresa desenvolvedora de softwares, os dois não tinham um lucro certo e não tinham um foco específico em um tipo de software, sendo jovens possuidores de grande conhecimento, porém com um plano de negócios que ainda possuía falhas.
Então, no ano de 2010 os dois jovens resolveram aprimorar esse aplicativo capaz de compartilhar imagens, sem nenhum tipo de pretensão em torno do empreendimento, pois já existiam algumas plataformas parecidas disponíveis no mercado, surgindo, assim, o Instagram.
O boom do app no mercado
Mesmo que o trabalho não gerasse lucro, Kevin e Mike sentiam-se extremamente realizados do ponto de vista profissional até o ano de 2011. Após alguns meses na ativa, o Instagram começou a chamar a atenção de usuários pela sua praticidade e facilidade de uso, além da qualidade.
A partir daí, investidores começaram a ficar atentos ao app, investindo, assim, na empresa dos dois amigos, sendo que em questão de pouquíssimo tempo grandes nomes começaram a procurá-los.
Um ano para o sucesso
Após um ano de seu lançamento, o Instagram contava com aproximadamente 10 milhões de usuários, sendo que quase nenhum aplicativo que não conta com plataforma diversa consegue alcançar esse feito.
Com o Google comprando seus direitos, o aplicativo, que antes era exclusividade de usuários de iOS, houve a liberação dele para os smartphones com Android.
Isso foi o suficiente para que a cota total de seguidores passasse em um dia para um milhão, sendo somente através da Google Play. O Instagram também pode ser acessado, hoje, por usuários de Windows 10 (mobile e desktops) e de BlackBerry.
Ainda em 2012, mais especificamente em setembro, o Facebook se juntou ao Instagram, permitindo que as contas dos dois aplicativos se sincronizassem e permitindo, assim, o compartilhamento das fotos de uma rede para a outra.
Todo o sucesso do aplicativo rendeu inúmeras propostas de compra, sendo que o próprio dono do Facebook, Mark Zuckerberg, conseguiu comprar a empresa por uma bagatela de 1 bilhão de dólares.
Esses dados comprovam que, com pouco investimento e uma boa ideia, é possível dar vida a incríveis empreendimentos.
Veja também outros artigos da série Aplicativos de Sucesso:
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário