Jogo De Aventura De Voz

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Celso Kitamura
em 18 de março de 2022

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Jogo De Aventura De Voz
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Muito desenvolvedor teve o primeiro contato com conceitos de programação jogando videogame.

 

Nesse vídeo eu vou te mostrar como podemos criar um jogo de aventura de voz envolvente para nossos usuários.

 

Vamos conversar sobre algumas coisas a serem observadas quando formos desenvolver um jogo de aventura de voz.

 

 

Jogo De Aventura De Voz

 

Os jogos de voz conquistaram os corações dos usuários, permitindo que eles desfrutem de aventuras interativas com a Alexa.

 

Uma categoria de jogos especialmente empolgantes são os jogos de aventura.

 

Jogos de aventura, também conhecidos como adventures, são jogos cuja ênfase é focada no enredo e não na parte gráfica ou na ação.

 

São caracterizados pela exploração dos cenários, pelos enigmas e quebra-cabeças, pela interação com outros personagens e pelo foco na narrativa.

 

Vamos ver cinco pontos para qualquer desenvolvedor de jogos considerar ao começar a criar jogos de aventura na Alexa.

 

Que História Você Contará?

 

Uma aventura é sempre uma história, seja ela planejada ou não.

 

Para um jogo deste tipo ser cativante, a história também precisa ser.

 

O objetivo é manter o jogador focado no jogo.

 

Não existe uma fórmula mágica para uma boa história, embora existam melhores práticas quando se trata de história e desenvolvimento de personagens.

 

No entanto, a história que você conta pode ser influenciada pelo papel que a Alexa desempenha no próprio jogo.

 

O que nos leva para os próximos pontos:

 

Qual É O Papel Da Alexa?

 

A Alexa pode desempenhar vários papeis dentro do jogo.

 

Essa é uma consideração fundamental, pois influencia qual enredo tomará forma e como o usuário irá interagir com a Alexa e o próprio jogo.

 

Vamos ver algumas das opções?

 

  • Companheiro: Por exemplo, num jogo com enredo em uma guerra espacial, a Alexa pode fazer o papel da assistente da nave do jogador. Na skill Desafio Jurassic World, que já recomendei aqui, a Alexa faz o papel do assistente do veículo que o jogador utiliza para explorar a ilha Nublar.
  • Ausente: Em outros jogos toda a história interativa é pré-gravada por dubladores, não exigindo assim que Alexa assuma qualquer posição no jogo.
  • Narrador: A Alexa pode também desempenhar o papel do narrador, descrevendo ao jogador o que está acontecendo ao seu redor, como o mundo funciona e atuando como um mediador imparcial na história.

 

Como Os Usuários Interagem Com O Jogo?

 

Outro ponto interessante a ser considerado desde o início é o tipo de padrão de interação que você deseja.

 

A jogabilidade será baseada em uma lista fixa de instruções?

 

Por exemplo: “vá para o norte/sul/leste/oeste”, “mova para cima/baixo/esquerda/direita” ou apenas “sim/não.

 

Ou permitirá uma entrada mais contextualizada e de forma livre? Por exemplo: “Você está agora em uma masmorra, você vê um baú de tesouro, uma porta e uma alavanca de aparência estranha. O que você quer fazer?” e o usuário responde: ”dê uma olhada na alavanca.”

 

A vantagem das interações de forma fixa é a previsibilidade, confiabilidade e, em alguns casos, menor carga cognitiva para o jogador.

 

Já nas interações de forma livre, a principal vantagem é a liberdade de exploração e a experiência personalizada, mas exigirá um manuseio mais complexo no back-end.

 

Qual É O Seu Plano De Expansão De Conteúdo?

 

Um bom jogo entretém um jogador.

 

Um grande jogo mantém um jogador voltando para mais.

 

Como em qualquer outro jogo, você deve planejar com antecedência e incluir em seu roteiro a adição de novos conteúdos.

 

Como Você Expandirá Seu Jogo Com Conteúdo Premium?

 

Por enquanto não temos como monetizar conteúdo de skills aqui no Brasil, mas acredito que é questão de tempo até que a Amazon traga esta funcionalidade para cá.

 

Com a compra dentro da skill (ISP – In Skill Purchasing), você pode vender conteúdo premium para enriquecer a experiência da sua skill.

 

O ISP oferece três possibilidades para oferecer conteúdo premium.

 

O primeiro é uma compra única. Eles servem para desbloquear o acesso ao conteúdo.

 

O segundo tipo de produto é uma assinatura que você pode usar para oferecer aos jogadores acesso a conteúdo premium.

 

A terceira possibilidade são os consumíveis. Os produtos consumíveis de skill podem ser comprados, esgotados e comprados novamente. Como moedas fictícias, por exemplo.

 

Palavras Finais

 

Hoje vimos como criar um bom jogo de aventura de voz.

 

É emocionante pensar em como os desenvolvedores de jogos podem aproveitar a voz para criar experiências imersivas que levam os jogadores em um novo mundo.

 

E muitos desenvolvedores já estão adotando o poder e a simplicidade da voz para criar uma interface natural para jogos de aventura.

 

E você, se interessa pelo assunto jogos de voz? Quer conversar mais sobre os voice games?

 

Então comenta aí embaixo para eu ficar sabendo do seu interesse e marcamos outras conversas.

 

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Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

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