Você está procurando maneiras de melhorar a experiência do usuário para suas skills?
Nesse artigo eu vou te mostrar algo que você pode implementar na sua skill e com certeza terá um grande impacto no seu usuário.
Vamos conversar sobre algumas maneiras de personalizar suas respostas.
Maneiras De Personalizar Suas Respostas
Existem várias maneiras de personalizar suas respostas na sua skill.
Você pode usar informações pessoais para fornecer uma experiência mais localizada, atributos persistentes para armazenar as preferências do cliente entre invocações de skills ou vinculação de contas para fornecer informações de um serviço de terceiros para o usuário.
Vamos ver alguns desses métodos?
API de contato e API de endereço
A API de contato fornece acesso ao nome, endereço de e-mail e número de telefone do usuário.
Os usuários devem dar permissão à sua skill antes que ela possa acessar essas informações.
Já batemos um papo sobre esta API aqui: Acessar Dados de Contato
A API de endereço fornece à sua skill acesso ao endereço completo do usuário ou país/região e código postal.
Assim como a API de contato, os clientes devem dar permissão à sua skill antes que ela possa acessar essas informações.
API De Configurações
A API de configurações fornece acesso às preferências definidas pelo usuário, como fuso horário, unidades de distância e unidades de temperatura.
Essa API difere da API de contato e da API de endereço, pois não exige que o usuário conceda permissão para acessar essas informações.
Assim como a API de localização, essas informações são específicas do dispositivo que o usuário está usando e não estão vinculadas à conta dele.
API De Localização
Com os serviços de localização, sua skill pode solicitar a permissão do usuário para usar a localização em tempo real de seu dispositivo, apenas no momento da solicitação, a fim de fornecer serviços mais aprimorados.
Essa API retorna coordenadas geográficas em vez de um endereço.
E só funcionará nos casos em que o dispositivo habilitado para Alexa for móvel.
Persistir Informações
Uma outra maneira de personalizar suas respostas é fazer perguntas ao usuário e gravar estas informações para que seja possível recuperá-las quando o usuário voltar a utilizar a skill.
Nos casos de skills do tipo Alexa Hosted, podemos persistir estas informações no DynamoDB ou no S3.
Perfiz De Voz
Caso o usuário tenha cadastrado perfis de voz em sua conta, você também pode utilizar este recurso para reconhecer qual usuário está utilizando sua skill.
Já conversamos sobre perfis de voz neste vídeo: Personalizar Respostas Com Perfis De Voz
Vinculação De Contas
E a última forma de personalização que veremos hoje é o de vinculação de contas (Account Linking).
Este método é ideal para skills que acessam dados de outros sistemas.
A idéia aqui é vincular um usuário Alexa a um perfil existente em seu banco de dados de usuários para fornecer uma experiência contextual dentro da skill.
Durante o processo de vinculação da conta, o usuário se autentica no seu endpoint de autorização (como numa página de login).
Isso concede à skill acesso a dados e operações do seu sistema que você considera necessários para cumprir a funcionalidade na skill.
Palavras Finais
Agora que vimos algumas maneiras de personalizar suas respostas que você pode utilizar, a verdadeira questão é: qual você deve usar?
Primeiro, você deve escolher o método que atende ao seu caso de uso.
Em segundo lugar, você deve sempre escolher o método que requer a menor quantidade de configuração para seus usuários. Considere isso cuidadosamente quando se deparar com mais de um método adequado.
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