Microsoft – Gigantes da Tecnologia

A Microsoft é das maiores marcas do mundo inteiro, isso porque dentre os gigantes hoje em dia, as marcas com maior identidade são da área tecnológica. Essa que teve papel fundamental para o desenvolvimento de ferramentas existente atualmente e, também, se confunde com a história de uma das grandes personalidades da tecnologia, Bill Gates.

A empresa é um exemplo de sucesso. A sua história, desde o início, é uma narrativa que conta muito sobre aproveitar as boas oportunidades oferecidas pelo mercado e, sobretudo, se manter sempre atualizado, inovando, buscando novas soluções e se mantendo focado e determinado no alcance de um objetivo.

 

O surgimento da Microsoft

 

Diferente de outras empresas de tecnologia que enfrentaram dificuldades marcantes desde seu início, o que, inclusive, foi o motivo de muitas outras terem sucumbido no começo do trajeto. A Microsoft parece ter sempre trilhado um caminho de sucesso, desde sua fundação, as perspectivas foram as melhores possíveis.

A empresa foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, os dois se conheceram na escola. A origem do nome se dá da fusão das palavras “microcomputer” e “software“.

Os frutos do sucesso repentino da marca surgiram logo no começo da jornada. Em 1976, os dois fecharam um balanço com uma quantia superior a 16 mil dólares. E, ainda em 76, um ano após a fundação, a empresa já era uma marca.

Em 1978, a empresa que crescia com uma rapidez difícil de imaginar, abriu seu escritório no Japão. Uma parceria com Kazuhiko Nushi que durou oito anos. Esse ano também foi marcante porque a empresa fecharia o seu primeiro ano com um valor superior a um milhão de dólares relativos às vendas.

Simultaneamente, a empresa crescia muito nos Estados Unidos com uma equipe de programas extremamente capacitada, com 13 componentes.

Bill Gates teve uma rápida passagem pela Apple, onde alguns dizem ter se apropriado da ideia de interface gráfica de Jobs e Wozniak para desenvolver o Windows. Isso teria causado o afastamento entre as duas empresas na época.

Um acordo com a IBM fez com que o sistema operacional criado pela empresa (MS DOS – Microsoft Disk Operating System) para rodar nos novos computadores da IBM (o PC – Personal Computer) fosse popularizado. Sendo substituído, posteriormente, pelo próprio Windows.

 

Outros avanços e ferramentas da Microsoft

 

No início dos anos 90, a empresa de sistemas operacionais passou por momentos conturbados. Esteve envolvida em algumas disputas na justiça. Como, por exemplo, a investigação acima de sua relação com a IBM. O órgão de comércio americano suspeitou de formação de cartel entre empresas.

Outra briga judicial ocorreu em 1995, depois que a Microsoft produziu o seu navegador Internet Explorer (IE). Naquela época, o navegador mais popular dentre os existentes era o Nestcape Navigator. E para vencer a empresa, a Microsoft distribuiu gratuitamente o Internet Explorer.

Isso fez com que outros conflitos entre a empresa e autoridades americanas fossem travados.

O sucesso da Microsoft se dá pela atuação marcante e de eficiência de Bill Gates. Um homem de negócio que soube exatamente como gerir e transformar a empresa no maior e mais utilizado sistema operacional do mundo.

 

Para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP do Celso.

 

E veja também outros artigos da série Gigantes da Tecnologia:

Apple

HP

Google

IBM

Qualcomm

Amazon

Intel

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!