Um conceito muito importante que todo desenvolvedor deve conhecer, pois utilizamos frequentemente em nossos projetos.
Nesse vídeo eu vou te mostrar o que é API e como ela funciona.
Vamos conversar sobre o que é API, o que comem, como vivem e, principalmente, como funcionam.
O Que É API?
API é a abreviação de Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações.
Podemos definir API como rotinas padronizadas fornecidas por um software para que outras aplicações possam utilizar funcionalidades sem precisar entrar em detalhes de sua implementação.
É como uma porta de acesso a determinados serviços de uma aplicação.
Estas rotinas devem ser definidas pelo dono do software, ou seja, o proprietário é que decide quais funcionalidades poderão ser acessadas por terceiros.
Vantagens
Facilitar integração
Ao invés de fazer integração entre sistemas desenvolvendo módulos caso a caso, podemos padronizar estas integrações simplesmente disponibilizando uma API para nosso software.
Os maiores perrengues que já passei nesta vida de desenvolvedor foram com integrações, justamente porque cada integração era um projeto/desenvolvimento diferente…
Multi Plataforma
Aplicativos de plataformas diferentes podem acessar o mesmo conjunto de APIs, acelerando o desenvolvimento em todas as variações (dispositivos e sistemas operacionais).
Incentivar Inovação
Através de nossas APIs, podemos incentivar outros a criar novas soluções. A ONG Transparência Brasil, por exemplo, lançou APIs para que terceiros criassem aplicativos. Mais de 100 aplicativos foram criados para as eleições e para fiscalizar políticos eleitos.
Alguns Exemplos
Podemos criar um aplicativo para listar os posts do Instagram de determinado usuário. E como fazemos para acessar estes posts?
Através de uma API disponibilizada pelo próprio Instagram.
Para utilizar esta API precisamos nos cadastrar no Instagram como desenvolvedor, cadastrar nosso aplicativo e criar uma chave. Com esta chave o Instagram sabe quem está acessando sua API.
O Google também fornece APIs para seus principais serviços, como Mapas, Drive, etc.
Desta forma, podemos criar um aplicativo que utiliza o GPS do dispositivo e os mapas do Google para mostrar ao usuário uma rota a ser seguida entre dois endereços.
Utilizando a API do Facebook podemos incluir em nosso aplicativo uma funcionalidade para postar uma foto na linha do tempo do usuário.
Skills Alexa e APIs
E através das nossas skills podemos acessar APIs também.
Inclusive dentro do meu treinamento Profissão App Dev – Série Alexa eu crio junto com o aluno, passo a passo uma skill para marcar consultas em um consultório.
A skill captura as informações sobre a consulta (data, hora e o doutor) que o usuário deseja marcar e a skill envia essas informações para o e-mail do consultório.
Esse envio de e-mail é feito através de uma API do SendGrid, um serviço de envio de e-mails.
Palavras Finais
E hoje vimos o que é API.
API vem de Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações e são rotinas padronizadas fornecidas por um software para que possamos utilizar funcionalidades/serviços sem precisar saber como isso é feito.
Algumas vantagens da utilização de APIs são:
- Facilitar integração
- Multi plataforma
- Incentivar inovação
E podemos acessar APIs de dentro de nossas skills também. Se você quiser ver como isso é feito, eu mostro como acessar uma API de envio de e-mails através de uma skill no meu treinamento Profissão App Dev – Série Alexa. Para saber mais sobre o treinamento é só acessar https://ProfissaoAppDev.com.br
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário