Você sabia que o sistema que está rodando no seu smartphone não foi feito por um programador?
Nesse artigo eu vou te mostrar o que é código fonte.
Vamos conversar sobre aquilo que o programador produz, que não é a mesma coisa que software em execução.>
O Que É Código Fonte?
É isso mesmo! O que o programador produz não é a mesma coisa que software em execução.
Confuso? Deixa-me explicar…
O software que está rodando no seu computador, por exemplo. É um arquivo executável feito em linguagem de máquina. Dificilmente você vai entendê-lo se abrir ele num editor de texto.
Este software foi feito por um compilador. MAS para que este compilador possa criar um arquivo executável, é necessária uma entrada… um arquivo (ou vários) contento todas as instruções que devem ser executadas escritas em uma determinada linguagem de programação.
Aí sim! E quem é responsável por esta entrada? EXATAMENTE, o desenvolvedor!
Estes arquivos se chamam código fonte e é o ativo mais valioso de um software.
Explicando Melhor…
É grande a diferença entre a linguagem utilizadas pelos computadores e a linguagem que nós humanos utilizamos. Nós utilizamos símbolos (letras e números) colocados em conjunto que formam as palavras e frases.
As máquinas, por outro lado, utilizam impulsos elétricos para se comunicar. Estes impulsos possuem dois estados: com corrente elétrica e sem corrente elétrica. Estes dois códigos são conhecidos como sistema binário (zeros e uns).
Um aplicativo deve estar em código de máquina para que o computador consiga entender seu conteúdo.
Mas quem escreve o aplicativo é um humano, que dificilmente conseguirá fazer um software diretamente em linguagem de máquina.
Por este motivo existem os compiladores, ferramentas que “traduzem” para a linguagem de máquina as instruções que alguém organizou em uma forma que os humanos possam entender com mais facilidade.
O termo código fonte vem do inglês source code e define um conjunto de palavras escritas de forma ordenada contendo instruções em determinada linguagem de programação.
Este conjunto de palavras deve ser escrito seguindo várias regras e padrões da linguagem para que ele possa ser “compilado” corretamente.
Por Que O Código Fonte É Valioso?
Quando você adquire um software, você está comprando o direito de utilizar o arquivo compilado, ou seja, em linguagem de máquina.
Isso quer dizer que se você abrir o arquivo em um editor de texto não irá entender o que está dentro dele, pois ele estará em linguagem binária.
Todo esquema de funcionamento do aplicativo, a maneira como a arquitetura do sistema foi desenvolvida, as estruturas de programação que o desenvolvedor utilizou e as regras de negócio ficam no código fonte.
Lá alguém capacitado consegue ler e entender como o sistema funciona. É possível também modificar o seu funcionamento, adicionar funcionalidades, remover outros e adaptar o aplicativo a necessidades diferentes.
As empresas que vendem aplicativos devem cuidar muito bem do seu código fonte. O código fonte é o coração de uma softhouse.
Palavras Finais
Imagine que por qualquer motivo o código fonte é perdido (crash de servidor, vírus, etc.).
Como será possível corrigir algum bug? E adicionar algum recurso novo? A empresa estará literalmente perdida.
A disciplina da Engenharia de Software que cuida disso é a Gerência de Configuração e não se preocupa somente com o código fonte. É preciso cuidar também dos manuais, dos softwares utilizados para o desenvolvimento do aplicativo e muitos outros aspectos para que tenhamos versões estáveis do nosso software. Mas isso é assunto para outro vídeo…
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!