Ícone do site Celso Kitamura

O Que É Engenharia Da Computação?

O Que É Engenharia Da Computação
Rate this post

Depois que fiz um vídeo sobre engenharia de software, me perguntaram: e o que é engenharia da computação?

 

Nesse vídeo eu vou te mostrar um pouco desta formação, onde me formei em 2000.

 

Vamos conversar sobre o curso de engenharia da computação.

 

O Que É Engenharia Da Computação?

 

Depois que fiz o vídeo sobre engenharia de software, me perguntaram sobre engenharia da computação. Se era a mesma coisa ou não.

 

Por isso resolvi fazer este vídeo falando um pouco sobre o que é engenharia da computação.

 

Como já vimos no outro vídeo, engenharia de software é uma ciência que procura sistematizar o desenvolvimento/manutenção de software.

 

Já a engenharia de computação é um curso pleno de engenharia com formação tipo bacharelado. É oferecido por várias faculdades no Brasil.

 

Normalmente tem a duração de 5 anos em período integral. Na época em que fiz havia a possibilidade de se fazer em apenas um período, mas com o acréscimo de mais um ano. Eu cursei engenharia da computação no período noturno em 6 anos.

 

Estrutura Do Curso

 

O curso começa como todo curso de engenharia, os primeiros anos são básicos e iguais para todas as engenharias. Lembro que na minha turma começamos com gente que iria fazer engenharia elétrica e engenharia civil, tudo misturado.

 

Nestes primeiros anos temos a parte fundamental de ciências exatas, com matemática, física, química e computação.

 

Lembro de ter visto estatística, eletricidade, física, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos, eletromagnetismo e muito cálculo.

 

E nos 3 anos finais as turmas são separadas para a especialização escolhida. Aí começam as matérias especificas de computação, como materiais elétricos, processadores, sistemas operacionais, banco de dados, redes de computadores, etc.

 

Eu Devo Fazer Engenharia Da Computação?

 

Mas provavelmente a pergunta que você deve estar se fazendo e que levou você a assistir esse vídeo até aqui é: eu devo fazer engenharia da computação? Vale a pena?

 

E minha resposta, lembrando que não sou dono da verdade, e essa é apenas a opinião de alguém que fez o curso. Que passou 6 anos na faculdade todos os dias estudando, pegando DP, etc.

 

Se você quer trabalhar somente com software, este curso não é pra você.

 

Existem outros cursos na faculdade, como Ciências da Computação que são mais focados em softwares e, principalmente, mais curtos.

 

Agora se seu objetivo é entender como um processador funciona, como diferentes materiais mudam o comportamento de um pente de memória, como o formato de um dissipador de calor pode ajudar a esfriar uma placa de vídeo, enfim, projetar hardware, então esse curso é pra você.

 

Palavras Finais

 

Vimos hoje o que é engenharia da computação.

 

Para você ser um bom engenheiro da computação, precisa ter afinidade com matemática, gostar de tecnologia e programação.

 

E como já disse no meu e-book, este profissional precisa acompanhar as novidades e estar sempre atualizado. Isso é essencial para se manter competitivo no mercado de trabalho.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

 

 

Sair da versão mobile