Ícone do site Celso Kitamura

O Que É GIT?

O Que É GIT
Rate this post

E lá vamos nós com mais um bate papo sobre controle de versão…

 

Nesse artigo eu vou te mostrar o que é GIT, o sistema de controle de versão mais utilizado no mundo atual.

 

Vamos conversar mais uma vez sobre controle de versão, mas desta vez vamos ver a ferramenta mais utilizada para este fim, o GIT.

 

 

O Que É GIT?

 

Você deve estar se perguntando por que cargas d´água esse cara está sempre falando sobre controle de versão?

 

Bom, já elenquei vários motivos para darmos uma atenção especial para esta atividade em uma empresa que produz software. Você pode ver eles aqui e aqui.

 

E agora chegou a hora de falar um pouco sobre uma ferramenta que permite que façamos um controle de versão de uma forma profissional. Nada de ficar guardando código fonte em diretórios compartilhados na rede, no Dropbox ou em servidores FTP.

 

Um Pouco De História

 

Os desenvolvedores do kernel do Linux utilizavam um sistema chamado BitKeeper para controlar o código fonte. Eles desistiram de utilizar este sistema depois que o acesso gratuito da ferramenta foi removido pelo detentor dos diretos autorais.

 

Linus Torvalds (sim, o criador do Linux) queria um sistema de controle de versão distribuído que pudesse ser utilizado de forma similar, mas não encontrou nenhum sistema livre que atendesse suas necessidades.

 

Foi aí que resolveram desenvolver seu próprio sistema de controle de versão em abril de 2005. Em dezembro do mesmo ano, a versão 1.0 foi entregue. Atualmente o GIT está na versão 2.33.1.

 

Características

 

Agora que sabemos o que é GIT, vamos ver algumas de suas características?

 

O GIT é um exemplo de DVCS, ou seja, Sistema De Controle De Versão Distribuído.

 

Isso quer dizer que a cópia de trabalho de todo desenvolvedor do código também é um repositório que pode conter o histórico completo de todas as alterações.

 

Ele tem compatibilidade com protocolos e sistemas existentes. Repositórios podem ser publicados por http, ftp, rsync ou por ssh.

 

O GIT salva o estado dos diretórios dos arquivos, ao contrário dos sistemas mais antigos, que trabalhavam em cima de arquivos individuais.

 

Existem várias outras características do GIT, mas vamos precisar de tempo para discuti-los, por isso vamos deixar isso para um outro bate papo, ok?

 

Palavras Finais

 

Eu já utilizei vários sistemas de controle de versão, passando pelo Source Safe até o SVN e posso dizer que o GIT é bem superior em praticamente todos os quesitos.

 

Se eu puder eleger um defeito no GIT, eu diria que é sua curva de aprendizado. Existem muitos termos novos ou que são diferentes de outros sistemas.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Sair da versão mobile