Para que os computadores da internet possam se entender, foram instituídos idiomas padrão que todos precisam seguir e acatar. Estes idiomas são os protocolos de comunicação.
Nesse artigo eu vou te mostrar o protocolo que faz a internet como conhecemos funcionar.
Vamos conversar sobre o que é HTTP.
O Que É HTTP
Para que um computador de qualquer fabricante consiga se comunicar com outro computador, é preciso utilizar protocolos de comunicação.
Como já conversamos, protocolos de comunicação são como os idiomas para nós seres humanos. Uma convenção de regras entendido pelas partes que precisam se comunicar entre si.
Pois hoje vamos bater um papo sobre o que é HTTP, um protocolo de comunicação muito importante para a internet de hoje.
Ele surgiu da necessidade de distribuir informações pela Internet.
Mas para que essa distribuição fosse possível, foi necessário criar uma forma padronizada de comunicação entre os clientes e os servidores.
Um Pouco De História
O nome HTTP foi “criado” por Ted Nelson em 1965.
O HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na World Wide Web.
O protocolo HTTP passou a ser utilizado para a comunicação entre computadores na Internet e a especificar como seriam realizadas as transações entre clientes e servidores, através do uso de regras básicas.
Este protocolo tem sido usado pela WWW desde 1990.
A primeira versão, HTTP/0.9, era um protocolo simples para a transferência de dados no formato de texto ASCII pela Internet, através de um único método de requisição, chamado GET.
A versão 1.0 foi desenvolvida entre 1992 e 1996 para suprir a necessidade de transferir não apenas texto.
Com essa versão, o protocolo passou a transferir mensagens do tipo MIME44 e foram implementados novos métodos de requisição, chamados POST e HEAD.
E Como Funciona?
O HTTP funciona como um protocolo de request-response no modelo client-server (cliente-servidor) e está na camada de aplicação, segundo o Modelo OSI.
Um navegador web pode ser o cliente e uma aplicação em um computador que hospeda um site pode ser o servidor.
O cliente submete uma mensagem de requisição HTTP para o servidor (request).
O servidor, que fornece os recursos, como arquivos HTML e outros conteúdos retorna uma mensagem resposta para o cliente.
A resposta contém informações de estado completas sobre a requisição e pode também conter o conteúdo solicitado no corpo de sua mensagem.
Basicamente, o HTTP define como clientes requisitam páginas Web aos servidores e como elas respondem a estes clientes.
Quando um usuário solicita uma página Web, acessando uma URL, o navegador envia ao servidor mensagens de requisição HTTP para os objetos da página, o request.
O servidor então recebe estas requisições e responde com mensagens HTTP que contém os objetos, o response.
Palavras Finais
E hoje conversamos sobre o que é HTTP.
É por isso que 99% dos endereços que você digita aí no seu navegador começam com http (ou https). Esta parte da URL indica qual protocolo está sendo utilizado na comunicação com a internet.
O HTTP é um protocolo extensível fácil de se usar.
É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador.
Opa, mas e o HTTPS? O que significa? Se quiser conversar mais sobre este assunto, comenta aí embaixo!
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!