Ícone do site Celso Kitamura

O Que É Internet Das Coisas (IoT)?

O Que É Internet das Coisas IoT
5/5 - (1 voto)

Estamos vivendo num mundo cada vez mais conectado… até os objetos que sempre usamos no dia a dia estão entrando na internet.

 

Nesse artigo eu vou te mostrar o que é IoT e como isso está revolucionando o modo como vivemos.

 

Vamos conversar sobre Internet das Coisas, um mundo cada vez mais conectado.

 

 

O Que É IoT?

 

IoT vem de Internet of Things e pode ser traduzido como Internet das Coisas.

 

Mas afinal, o que é IoT? O que é Internet das Coisas?

 

IoT é o processo de conectar objetos físicos do dia a dia à Internet, incluindo objetos domésticos comuns. Isto quer dizer que podemos ter lâmpadas, automóveis, geladeiras e outros dispositivos físicos conectados na internet, ampliando assim suas funcionalidades.

 

Podemos não, já temos, não é mesmo?

 

Imagine você voltando para casa num dia quente de verão. Você pode programar para que o ar-condicionado da sua casa seja ligado enquanto você estiver no caminho, assim sua casa estará bem fresquinha quando você chegar. Tudo automaticamente, programado antecipadamente.

 

Um Pouco De História

 

A Internet das coisas só foi possível por conta de avanços em várias áreas, como sistemas embarcados, microeletrônica, nuvem e o barateamento de dispositivos, como sensores.

 

IoT é fruto do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Auto-ID do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

 

O objetivo do trabalho era, desde o início, criar um sistema global de registro de bens usando um sistema de numeração único, o código eletrônico de produto.

 

O termo Internet das Coisas ou IoT foi criado em 1999 por Kevin Ashton, um britânico que concebeu um sistema de sensores e conectou o mundo físico à Internet.

 

O primeiro dispositivo IoT foi desenvolvido por Simon Hackett e John Romkey, uma torradeira conectada a um computador com rede TCP/IP.

 

Revolução

 

Imagine uma geladeira conectada na internet e com um monte de sensores embarcados. Ela poderia detectar automaticamente quando colocamos produtos nela, armazenar uma lista de produtos com respectiva quantidade e atualizar esta lista conforme tiramos algo dela para usar.

 

E quando a quantidade de algum produto chegar perto do final, ela automaticamente envia um pedido on-line ao mercado de sua preferência.

 

Numa escala bem menor, a revolução aqui da minha casa foi automatizar a luz do corredor. Eu costumo deixar ela acesa durante a noite por causa do meu filho pequeno.

 

Troquei a lâmpada do corredor por uma lâmpada inteligente e programei para que ela apagasse assim que o sol nascer. Assim economizo energia.

 

Privacidade E Segurança

 

Todos os dispositivos IoT, por possuírem um endereço IP, podem ser alvos de ataques.

 

A estimativa é que já existem mais de 20 bilhões de dispositivos conectados, portanto a preocupação com privacidade e segurança é uma coisa muito séria.

 

Imagina um ataque DDoS utilizando inúmeros dispositivos IoT hackeados?

 

E como serão utilizadas as informações coletadas sem o conhecimento do usuário?

 

A Alexa grava tudo o que estiver ao seu alcance a partir do momento em que a chamamos… E se ela detectar algo além do nosso comando, além da nossa voz?

 

Muitas questões a se pensar, certo? Por isso não temos acesso via código ao microfone e as gravações que ela faz.

 

Palavras Finais

 

Parece coisa de filme de ficção científica, mas já está entre nós! O que é IoT? O que é Internet das Coisas?

 

Internet das Coisas é o conceito de conectar dispositivos físicos comuns a internet, como uma geladeira. Ela poderia verificar seu conteúdo e fazer pedidos dos itens faltantes automaticamente para o mercado de sua preferência.

 

Ainda há muitas questões em discussão, como a segurança e privacidade, mas com certeza a Internet das Coisas já é uma realidade e está revolucionando o modo como vivemos.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Sair da versão mobile