Ícone do site Celso Kitamura

O Que É Node.js?

O Que É Node.JS?
Rate this post

Uma plataforma com pouco mais de 10 anos, eficiente e eficaz conquistou várias empresas grandes da internet. Vamos ver neste artigo o que é Node.js.

 

O Que É Node.js?

 

Resumindo tudo em uma frase: Node.js é um ambiente de execução JavaScript server-side.

 

Traduzindo: Node.js é um ambiente para execução de JavaScript do lado do servidor.

 

Já vimos que JavaScript é uma linguagem de programação client-side utilizado na arquitetura web, ou seja, é interpretado e executado do lado do cliente (no navegador). Se você ainda não sabe o que é JavaScript, veja aqui.

 

Pois então o que é Node.js? É o JavaScript interpretado e executado do lado do servidor.

 

Desta forma podemos criar um aplicativo web completo (front-end e back-end) utilizando somente uma linguagem de programação.

 

A principal característica e diferença de outras tecnologias é a execução das requisições em single-thread, onde apenas uma thread é responsável por executar o código.

 

Um Pouco De História

 

Criado em 2009 por Ryan Dahl, o Node.js é uma plataforma de aplicação onde seu código JavaScript será compilado, otimizado e interpretado pelo V8.

 

O V8 é a máquina virtual que o navegador Chrome do Google usa para executar JavaScript no browser.

 

É orientado a eventos e ao processamento de requisições não-bloqueante, o que o torna leve e eficiente.

 

Vantagens

 

Agora que já vimos um pouco do que é Node.js, podemos discutir algumas características que podem ser classificadas como vantagens no seu uso.

 

Linguagem popular: o JavaScript já está por aí desde os tempos da internet lascada, digo, discada. É possível contratar programadores com relativa facilidade.

 

JavaScript full-stack: usar a mesma linguagem no front-end e back-end é uma grande vantagem, pois os programadores não precisam trabalhar com mais de uma linguagem.

 

Leve: criar um ambiente e subir uma aplicação Node.js não exige muitos recursos computacionais como seus concorrentes. Tanto que é muito usado em microserviços e serverless (como nas skills tipo Alexa Hosted).

 

Palavras Finais

 

Neste artigo vimos o que é Node.js, um ambiente de execução JavaScript assíncrono orientado a eventos, projetado para desenvolvimento de aplicações escaláveis de rede.

 

É recente (2009) comparado a outras linguagens utilizadas na web como o JavaScript (1995), Python (1991) e .NET (2000).

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

 

Sair da versão mobile