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O Que É Programação Orientada A Objetos?

O Que É Programação Orientada A Objetos
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Conforme a era dos computadores avançava, os programas também aumentavam em tamanho e complexidade.

 

Nesse artigo eu vou te mostrar o método que revolucionou a forma como são programados os softwares.

 

Vamos conversar sobre o que é programação orientada a objetos e porque você precisa saber sobre isso.

 

O Que É Programação Orientada A Objetos?

 

No início da era dos computadores os programas eram feitos em um único arquivo.

 

Conforme a tecnologia e os computadores foram se aperfeiçoando, os softwares que eram executados neles também aumentaram de tamanho, robustez e complexidade.

 

Imagine um software complexo com seu código todo dentro de um só arquivo?

 

Todo esse avanço tecnológico levou ao advento de novas tecnologias para construção de softwares.

 

Programação Orientada a Objetos é um modelo de análise, projeto e programação baseado na aproximação entre o mundo lógico da programação e o mundo real, através da criação e interação entre objetos.

 

 

Um Pouco De História

 

A Orientação a Objetos surgiu na Noruega, em 1962.

 

Ole-Johan Dahl e Kristen Nygaard, do Centro de Computação Norueguês em Oslo trabalharam num projeto de criação de uma linguagem de simulação de eventos discretos.

 

Deste projeto surgiu a linguagem Simula 67, desenhada para fazer simulações.

 

A Programação Orientada a Objetos foi-se convertendo no estilo de programação dominante em meados dos anos 1990, em grande parte devido à influência de C++.

 

A sua dominação foi consolidada graças ao auge das interfaces gráficas do usuário, para as quais a Programação Orientada a Objetos está particularmente bem adaptada.

 

Conceitos Da Programação Orientada A Objetos

 

Como o próprio nome já diz, a programação orientada a objetos é baseada no conceito de…. objetos.

 

Estes objetos possuem características ou propriedades e também possuem métodos que o fazem únicos, como nós, humanos.

 

Na programação orientada a objetos, programas de computadores são projetados por meio da composição de objetos que interagem com outros.

 

Vamos ver um exemplo, aplicando o conceito de OO no mundo real?

 

Exemplo

 

Vamos começar com “humano”.

 

Humano, na OO, chamamos de classe, pois define um “objeto”.

 

Este objeto possui características, como: nome, boca, dois olhos, duas pernas, altura, idade, carteira de motorista e assim por diante. E possui também métodos, ou seja, as ações que podem ser executadas por ele, como andar, comer, falar e etc.

 

 

Agora vamos pegar um humano específico, como o Celso Kitamura.

 

O Celso, neste caso, é uma instancia da classe humano. Ele possui características que o diferem de outras instâncias da classe humano, como nome, idade, altura, local de nascimento, pais, etc.

 

 

A instancia Celso pode interagir com outros objetos, como este Echo Dot, que é uma instancia da classe Echo.

Agora vamos transpor este conceito para o mundo dos softwares.

 

Vamos ver um sistema de conta corrente de um banco, por exemplo.

 

Nele teremos as classes Cliente e Conta. Quando o usuário acessa o sistema, ele está acessando uma instancia da classe cliente e interage com uma instancia da classe conta, seja a dele ou de outro usuário.

 

 

Conseguiu entender? Comenta aí embaixo se você entendeu o conceito da coisa. E se não entendeu, coloca sua dúvida.

 

Palavras Finais

 

A Programação Orientada a Objetos é um paradigma surgido nos anos 1970, que usa objetos como elementos fundamentais na construção da solução.

 

Um objeto é uma abstração de algo do mundo real.

 

Possui atributos que representam as suas propriedades e métodos que emulam o seu comportamento.

 

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