Além da funcionalidade principal da skill, precisamos prever outras ações do usuário.
Nesse vídeo eu vou te mostrar as intents parar ou cancelar de uma skill.
Vamos conversar sobre duas intents padrão que todas as skills devem implentar: parar e cancelar.>
Parar Ou Cancelar?
Como todo desenvolvedor de software deveria saber, o usuário nem sempre vai utilizar nosso aplicativo de maneira linear. Muitas vezes ele não vai seguir pelo “caminho feliz”.
Ele pode querer sair do aplicativo no meio de uma ação que está sendo executada.
E é nossa obrigação prever e tratar estas situações.
Intenções Integradas (Built-In Intents)
O Alexa Skills Kit (ASK) fornece uma biblioteca de intents integrados.
Essas intenções são utilizadas para adicionar funcionalidade à sua skill sem precisar fornecer nenhum enunciado, pois eles já estão mapeados.
Todas as intenções integradas começam com o namespace AMAZON.
E hoje vamos ver duas delas: AMAZON.StopIntent e AMAZON.CancelIntent.
Parar ou cancelar a skill é uma ação padrão que toda skill deve prever e implementar.
Inclusive se você não implementar algo na intenção AMAZON.StopIntent sua skill não passa na certificação.
Ah, mas eu não fiz nada nessas intents e minha skill foi certificada.
Bom, isso pode ser pelo fato de que o modelo que você escolhe no momento de criar uma nova skill no console do desenvolvedor já venha com estas intents e com alguma implementação.
Parar Ou Cancelar, Eis A Questão
Mas parar e cancelar não é a mesma coisa?
No contexto de uma skill, parar pode não ser o mesmo que cancelar. Por isso temos as duas intenções dentro do modelo padrão.
Cancelar
Na maioria dos casos, AMAZON.CancelIntent apenas encerra a execução da skill. Nestes casos, pode-se ter a mesma implementação do StopIntent.
Mas existem situações em que essa intenção faz muito sentido.
Como quando o usuário quer cancelar uma tarefa, mas não quer sair da skill. Poderia ser utilizado quando o usuário cancela um pedido de pizza, após a skill pedir uma confirmação deste pedido.
Parar
Esta intenção deve ser implementada em sua skill para que ela passe no processo de certificação.
AMAZON.StopIntent faz com que o usuário interrompa a execução e saia da sua skill.
Palavras Finais
Os usuários também podem utilizar a palavra de ativação (wake word) para interromper a Alexa enquanto ela está falando uma resposta.
Com certeza você já deve ter utilizado isso, principalmente nos casos em que ela entende não entende direito o que você disse e dá uma resposta diferente do que você estava esperando.
Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa
Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!
Deixe um comentário