Hoje não vou falar de programação de skills. Vamos ver uma etapa anterior e crucial para o sucesso da sua skill.
Nesse vídeo eu vou te mostrar algo que você precisa fazer muito antes de começar a codificar uma skill.
Vamos ver algumas perguntas a serem feitas antes de começar a desenvolver.
Perguntas A Serem Feitas Antes De Começar A Desenvolver
Sei que a sua vontade depois de ter uma ideia brilhante para criar uma skill é abrir o Console do Desenvolvedor, sentar a bunda na cadeira e sair digitando código.
Sim, eu também tenho essa vontade. Acho que é algo inerente a nós, desenvolvedores.
Sinto ter que colocar água no seu chopp, mas calminha aí gafanhoto.
Qual é o perigo de você fazer isso?
Infelizmente, às vezes acabamos gastando tempo em recursos e interações que não atendem às necessidades do usuário.
E para ajudar a criar uma skill que os usuários vão adorar, minha dica é começar cada novo projeto de desenvolvimento com uma pesquisa de usuário.
Essa abordagem ajudará você a entender seus usuários e suas necessidades e a se concentrar nas coisas que realmente importam para eles.
Vamos ver então algumas perguntas a serem feitas antes de começar a desenvolver?
Qual Problema Você Vai Resolver?
A gente já sabe que as skills Alexa têm uma grande variedade de usos.
Mas não importa o uso, os usuários estão acessando a Alexa porque querem resolver um problema.
Quanto mais você entender o problema, melhor poderá criar experiências e recursos para ajudar os usuários a atingir um objetivo.
Depois de definir claramente o problema que sua skill resolverá, será muito mais fácil construir conversas em torno de ações ou recursos que suportem esse objetivo.
Quem É Seu Principal Usuário?
As skills estão abertas para todos, mas cada skill terá um usuário-alvo que obterá o maior valor dela.
Compreender suas necessidades exclusivas é fundamental para criar uma conversa que atenda às suas necessidades.
Depois de entender quem são seus usuários e suas necessidades exclusivas, você poderá criar experiências melhores para eles.
Quando E Onde Os Usuários Utilizarão Sua Skill?
Cada caso de uso acontece em algum lugar e em um momento específico.
Você não pode planejar todos os cenários possíveis, mas deve entender todas as situações que realmente importam para seus usuários.
Trabalhe nesses diferentes momentos e crie experiências que possam ser adaptadas às necessidades do seu usuário.
Como Seus Usuários Normalmente Realizam Esta Tarefa?
Entender como os usuários realizam a tarefa pretendida sem usar a Alexa fornecerá uma melhor compreensão de suas expectativas para a experiência.
Precisamos criar interações que sejam melhores do que a experiência atual.
Encontrar a resposta para essa pergunta ajudará você a se concentrar nos recursos que realmente importam para seus usuários e a parar de gastar tempo criando recursos que não os ajudarão.
Você Pode Atender Às Necessidades Do Usuário De Maneira Conversacional?
Esta é a pergunta final e definitiva, e leva em conta todas as anteriores.
Precisamos garantir que tudo o que se espera do usuário possa ser feito apenas com uma interface de voz.
Também precisamos entender se uma interação de voz é melhor do que qualquer solução existente em qualquer contexto.
Palavras Finais
E essas são algumas perguntas a serem feitas antes de começar a desenvolver.
Ao responder a essas perguntas e encontrar a maneira de resolver as coisas de maneira conversacional ajudará você a se concentrar no que realmente importa e poderá economizar dias de trabalho.
Essas perguntas ajudarão você a entender o caso de uso em que está trabalhando, seus usuários, sua situação única e suas expectativas com sua interação.
Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa
Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!