Sabia que a navegação por voz é muito mais complexa que a navegação na web por tela?
Nesse artigo eu vou te mostrar o que podemos fazer para tornar nossas respostas mais naturais.
Vamos conversar sobre como reduzir o atrito do diálogo da sua skill.
Reduzir O Atrito
Os aplicativos de voz ocupam mais recursos mentais do que as Interfaces Gráficas de Usuário (GUIs), porque as informações são escutadas e apresentadas em série, enquanto em uma tela as informações são visuais e apresentadas de uma só vez.
Por esse motivo, ao desenvolver sua skill Alexa, você deve desenhar suas respostas de uma maneira que reduza a carga cognitiva o máximo possível.
Ou seja, precisamos reduzir o atrito dos diálogos das nossas skills.
1 – Usando Comandos Just-In-Time
Apresente as opções disponíveis ao usuário apenas no momento da necessidade e não antes, e somente quando fizer sentido para a estrutura do seu aplicativo.
Vamos ver um exemplo de como reduzir o atrito com comandos na hora certa?
Alexa: “Bem-vindo ao Meu Mercado. Você pode colocar itens na sua cesta, ouvir seus pedidos anteriores, enviar uma reclamação e finalizar a compra.”
Neste momento, não faz sentido alguém “finalizar a compra”, a menos que tenha colocado produtos na cesta.
Somente quando o usuário tiver incluído itens ao carrinho você deve apresentar a opção de finalizar a compra:
Alexa: “Se você quiser que eu vá em frente e compre os itens na sua cesta, diga ‘checkout’.”
2 – Efeitos Sonoros Como Metáforas
Os efeitos sonoros são uma ótima maneira de definir o contexto e criar atmosfera.
Os efeitos sonoros podem ser usados como metáforas para conceitos, a fim de ajudar o usuário a visualizar e conceituar a estrutura e a sensação do aplicativo.
São ótimos para jogos, mas podem ser usados para todo tipo de coisa.
Por exemplo, ao criar uma skill que pode reservar passagens de avião, use um efeito sonoro no lugar da fala como uma resposta progressiva:
Usuário: “Reserve um voo para Brasília neste sábado”
(Som de decolagem de avião enquanto a skill acessa a API)
Alexa: “Tenho 2 voos neste sábado para Brasília.”
Isso preenche o tempo de espera de uma maneira mais criativa do que a fala (por exemplo, “fazendo a pesquisa…”) e significa também que a skill está processando dados.
3 – Usando Marcadores De Discurso
Um aplicativo de voz deve se assemelhar o máximo possível a uma conversa cotidiana, e isso inclui o uso de marcadores de gerenciamento de conversa, também chamados de marcadores de discurso.
Por exemplo, se sua skill não conseguir acessar as configurações do usuário, em vez de:
Alexa: “Não foi possível acessar a conta”
Use uma linguagem mais natural com marcadores de discurso para indicar que algo deu errado e que você também está apresentando o motivo da falha:
Alexa: “Desculpe, mas por motivos técnicos não consigo acessar sua conta no momento.”
O objetivo dos marcadores de discurso é reduzir a carga cognitiva, pois são usados para:
- introduzir um novo tópico (a propósito…)
- denotar algo que deu errado (desculpe, devido a…)
- dar um feedback que o usuário e o sistema fiquem na mesma página (obrigado, ok, ótimo, então é isso que você pediu…)
- informações em série serão fornecidas (primeiro, segundo, terceiro, aqui estão suas opções…)
Palavras Finais
A carga cognitiva utilizada pelos usuários ao utilizar uma Interface de Usuário de Voz (VUI) é muito maior que as Interfaces Gráficas de Usuário (GUIs).
Por isso, no momento do desenho do nosso modelo de interação, o front-end da nossa skill, devemos nos preocupar sempre em reduzir o atrito entre o usuário e nosso aplicativo de voz.
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