Ícone do site Celso Kitamura

A Revolução Da Interface De Voz (VUI – Voice User Interface)

A Revolução Da Interface De Voz (VUI - Voice User Interface)
Rate this post

Amigo App Dev, neste momento você está presenciando mais um grande salto tecnológico: a revolução da interface de voz!

 

A revolução da VUI (Voice User Interface) só foi possível graças a várias tecnologias, incluindo a internet, evolução do hardware, aprendizado de máquina (machine learning). Ela quebra mais um paradigma na relação homem – máquina: a utilização da voz para controlar computadores e dispositivos.

 

Os desenvolvedores de software (nós App Devs), teremos um papel crucial no sucesso ou fracasso desta nova tecnologia. Cabe a nós captarmos e modelarmos da melhor forma possível as necessidades dos usuários para que o uso desta nova interface seja natural.

 

A revolução da VUI (Voice User Interface) já começou e você pode fazer parte dela!

 

A Revolução Da Interface De Voz

 

Cada vez mais dispositivos controlados por voz, como o Apple HomePod, o Google Home e o Amazon Echo estão invadindo o mercado. As interfaces de usuário de voz estão ajudando a melhorar todos os tipos de experiências.

 

Controlar uma máquina simplesmente conversando com ela era ficção científica há pouco tempo.

 

Mas com os avanços em tecnologias como conversão de texto em fala, conversão de texto em texto, processamento de linguagem natural e serviços em nuvem, em geral, contribuíram para a adoção em massa desses tipos de interfaces. As VUIs se tornaram mais comuns e as pessoas estão aproveitando o valor que essas interfaces de viva- voz e olhos oferecem em muitas situações.

 

Moldando O Futuro

 

Todos esses avanços estão gerando um ponto de inflexão na tecnologia de voz, uma verdadeira revolução da interface de voz. Mas o principal condutor não é nenhuma tecnologia; Somos nós.

 

Considere definir um timer de cozinha. Em vez de girar um mostrador com as duas mãos ou pressionar os botões de micro-ondas, você simplesmente fala “Acerte o cronômetro por 10 minutos”. A voz simplifica até as experiências mais simples.

 

As interfaces de usuário de voz estão evoluindo muito mais rapidamente que seus antecessores tecnológicos – cartões perfurados, teclados, mouses e telas touch.

 

À medida que cada nova tecnologia aparece e amadurece, pessoas ousadas, corajosas e aventureiras são necessárias para nos mostrar o que é possível.

 

Desenvolvedores visionários em todos os campos, de jogos a agências de marca, corporações e startups, estão adotando a voz e abrindo caminho para interações multimodais totalmente conversacionais que se estendem a dispositivos móveis, vestíveis e até realidade virtual.

 

O objetivo da interface de usuário em voz VUI (Voice User Interface) é dar aos usuários uma experiência de natureza mais humana, totalmente imersiva.

 

Ainda não chegamos na interface de voz como visto na série Star Trek, mas os avanços tecnológicos já nos permitem desenvolver algoritmos e softwares mais complexos e mais aptos a simular comportamentos humanos. Venha também para a revolução da VUI!

 

Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa

Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

 

Sair da versão mobile