A SpaceX colocou seu nome na história ao lançar o seu primeiro foguete Falcon Heavy – e o Tesla Roadster pessoal de Elon Musk – para o espaço nesta terça-feira (06/02), iniciando uma nova era para a empresa aeroespacial.
E onde entra a Qualidade de Software nesta história?
Na verdade ela está em todo lugar, a Qualidade de Software com certeza é um dos fatores que contribuíram (e muito) para o sucesso deste lançamento.
O processo de validação que envolve todo o ciclo de vida do software, desde o levantamento de requisitos, passando pelo desenvolvimento até os testes unitários e testes de integração devem ser muito bem definidos e executados para garantir uma execução sem falhas (os conhecidos “bugs”). Sem falar no desempenho do programa, a performance do software.
Mas como poderia ter sido essa história sem a Qualidade de Software?
E se você fosse um desenvolvedor da SpaceX?
Imagine você como desenvolvedor da SpaceX e responsável por um pedaço do código do software que seria embarcado nos computadores do foguete. E durante seus testes você deixasse de passar por uma única linha onde uma simples conta de divisão entre duas variáveis é feito. Daí você entrega o código, o mesmo é compilado e instalado no Falcon Heavy…
Tudo pronto para o lançamento. A contagem regressiva é feita. Os motores são ligados. O foguete começa a se levantar do chão. O barulho é ensurdecedor e há fumaça para todo lado. A decolagem foi um sucesso!
Imagens do Falcon Heavy rasgando o céu são transmitidas ao vivo para o mundo inteiro. A galera vibra!
Mas… peraí… a comemoração no centro de controle é interrompida abruptamente. A comunicação com o foguete foi perdida!
Ele não responde a nenhum comando! A correria é geral. O foguete começa a perder altitude.
De repente ele muda de direção e começa a apontar para o mar. Cai como um meteoro na água, provocando uma gigantesca onda no local.
As manchetes começam a pipocar em todos os meios de comunicação:
“Fiasco Total! Uma divisão por zero acaba com o lançamento da SpaceX.”
Voltando à realidade e a importância da Qualidade de Software
Acho que agora deu para sentir a importância que o SQA (Software Quality Assurance ou Garantia da Qualidade de Software) teve nessa história toda.
Claro que no mundo real não pode ser assim. Os testes de software não podem ficar apenas na mão do desenvolvedor. Devemos ter outras etapas no processo para verificar eventuais problemas de código.
A “disciplina” de Qualidade de Software se utiliza de técnicas, processos e ferramentas para garantir que um software seja entregue de acordo com parâmetros pré estabelecidos.
Então um desenvolvedor completo não pode ficar só na programação. Ele tem que sair de sua “caixinha” e olhar para todo o contexto, entender a importância de seu trabalho. Não importa se você está desenvolvendo um programa para um foguete de milhares de dólares que pode fazer um bruta estrago se algo der errado ou um pequeno código para acender uma luzinha num painel qualquer.
Em resumo: Qualidade de Software é muito, muito, muito, mas MUITO importante que poucas empresas e desenvolvedores se preocupam… (Sim, isso é um desabafo.)
E agora, se você fosse um desenvolvedor da SpaceX tomaria mais cuidado na hora de testar seu código e prestaria mais atenção em todo o processo de desenvolvimento?
Uma pequena curiosidade: Sabia que o foguete tem esse nome por causa da Millenium Falcon a nave espacial do Han Solo de Star Wars? Aliás, este lançamento foi histórico também por causa das inúmeras referências nerds inseridas neste evento. Para saber mais, assista este vídeo do canal Fantasticursos: http://bit.ly/Starmaneatoalha
E aqui a gravação da live do canal Space Today que acompanhou o lançamento do Falcon Heavy: https://www.youtube.com/watch?v=oT0YIUxVG0k
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!