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Seja Pessoal. Crie Uma Experiência De Voz Personalizada

Seja Pessoal. Crie Uma Experiência De Voz Personalizada
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Ser Pessoal é um dos quatro padrões de design para aplicativos de voz.

 

Nesse artigo vamos conversar como ser mais pessoal, como criar uma experiência de voz personalizada.

 

Vamos continuar nossa série sobre design situacional.

 

Seja Pessoal. Crie Uma Experiência De Voz Personalizada

 

Na época em que comecei nessa vida de programador, o máximo de personalização que colocávamos nos sistemas era uma saudação para o usuário utilizando o nome dele e um” bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, dependendo da hora do sistema.

 

Atualmente, na web ou no celular, podemos ter uma única UI que exibe dinamicamente conteúdo pessoal, como principais notícias, o resultado do último jogo do seu time preferido, etc.

 

Nos aplicativos de voz, além do conteúdo pessoal, a própria interação deve ser personalizada.

 

Isso ocorre porque uma interação única para todos os usuários, mesmo com conteúdo dinâmico, parecerá robótica e estéril, em vez de autêntica e acessível.

 

Afinal, quando interagimos com uma tela sabemos que existe uma máquina do outro lado. Porém, conversar é uma coisa natural entre seres humanos. Então, quando conversamos com um aplicativo de voz, mesmo sabendo que do outro lado tem uma máquina, julgamos a resposta como se fosse um humano conversando conosco.

 

Por isso, as interações com aplicativos de voz devem oferecer um design mais rico. Eles devem ser previsíveis, mas variados e deliciosos.

 

A implementação mais simples disso é saudar seu usuário com uma saudação aleatória. Em vez de dizer “Olá” todas as vezes, você pode dizer “Olá”, “Bem-vindo de volta”, “Feliz sexta-feira”, “Como vai?” e assim por diante, dependendo do tom que você deseja definir.

 

As experiências mais sofisticadas de aplicativos de voz tem memória. No início, os usuários precisam de ajuda para entender o escopo da experiência que você oferece e o que eles podem fazer.

 

Portanto, a primeira experiência pode ser mais demorada, com instruções, explicações de como a interação pode ocorrer. Com o tempo, os usuários vão querer utilizar seu aplicativo imediatamente e não vão querer ouvir a longa introdução sempre que executar o aplicativo.

 

Uma experiência com memória também permite aos usuários retomar as coisas exatamente de onde pararam. Também conhece melhor o usuário ao longo do tempo.

 

Ele pode saudar os usuários com “Bem-vindo de volta, Celso”, “Uau, você está aqui para treinar oito dias seguidos.” ou “Bem-vindo de volta. A última vez que você esteve aqui, você estava na pergunta 12 de sua preparação para o exame da OAB. Você gostaria de continuar ou recomeçar?”

 

Por isso, seja pessoal: crie uma experiência de voz personalizada.

 

Palavras Finais

 

Embora prefiramos GUIs consistentes, temos baixa tolerância para interações de voz repetidas.

 

Portanto, é apropriado permanecer previsível e conciso, mas também surpreendente e agradável ao projetar aplicativos de voz, criando uma experiência de voz personalizada.

 

Precisamos criar experiências de voz personalizadas para que a interação com o usuário tenha o mínimo de atrito. Para o usuário a conversa precisa ser o mais natural possível.

 

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