Já vimos que C# é uma linguagem fortemente tipada (strongly-typed).
Significa que ao declararmos uma variável ou constante, sempre devemos dizer ao compilador qual é o seu tipo de dado, ou seja, o que colocaremos dentro dela. Será um número? Uma data? Um texto?
Neste artigo vamos ver os tipos de dados mais detalhadamente.
Podemos definir tipo de dados como um conjunto de dados com valores e características predefinidas.
Normalmente, um número limitado desses tipos de dados é incorporado a uma linguagem. A linguagem geralmente especifica o intervalo de valores para um dado tipo de dados, como os valores são processados pelo computador e como eles são armazenados.
Tipos Primitivos (built-in types)
O C# dispõe de um conjunto padronizado de tipos numéricos para representar números inteiros, decimais, booleanos e outros tipos de dados. Eles já vêm incluídos no .NET Framework e estão disponíveis para você utilizá-lo em qualquer programa em C#.
O .NET Framework possui mais de 300 tipos primitivos, mas não vamos nos preocupar com eles agora. Veja a relação dos principais tipos primitivos abaixo:
Tipo C# | Tipo .NET Framework |
bool | System.Boolean |
byte | System.Byte |
sbyte | System.SByte |
char | System.Char |
decimal | System.Decimal |
double | System.Double |
float | System.Single |
int | System.Int32 |
uint | System.UInt32 |
long | System.Int64 |
ulong | System.UInt64 |
object | System.Object |
short | System.Int16 |
ushort | System.UInt16 |
string | System.String |
Tipos personalizados (Custom Types)
Podemos utilizar as estruturas struct, class, interface e enum para criar nosso próprio tipo.
A biblioteca do .NET Framework é uma coleção de tipos personalizados fornecidos pela Microsoft que podemos utilizar em nossos aplicativos.
Por padrão, os tipos mais utilizados estão disponíveis em qualquer programa C#. Outros ficam disponíveis apenas quando explicitamente adicionamos uma referência ao assembly em que ele é definido em nosso projeto.
Não se preocupe agora de entender estes termos estranhos, em outros artigos veremos em detalhes cada um deles.
Tipos de dados por valor e por referência
Em C# temos 2 tipos de dados: por valor e por referência.
Tipos por valor
Variáveis do tipo valor tem o seu conteúdo atribuído diretamente. Eles derivam da classe System.ValueType, que por sua vez deriva de System.Object.
Alguns exemplos são int, char e float, que armazenam números, letras e números de ponto flutuante, respectivamente. Quando você declara um tipo int, o sistema aloca memória suficiente para armazenar o valor.
Tipos por referência
Um tipo definido como class, delegate, array ou interface é um tipo por referência. Em tempo de execução, quando declaramos uma variável do tipo referência, ela começa com o valor nulo até criarmos uma instância do objeto usando o operador new ou atribuindo a ele um objeto criado em outro momento da execução do código.
Quando o objeto é criado, uma área de memória é alocada no heap. E a variável guarda apenas uma referência para a localização do objeto.
Concluindo
Este artigo fala um pouco do conceito de tipos de dados e suas características.
Não se assuste com as palavras novas que você viu aqui, pois teremos vários artigos onde veremos cada um deles.
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