Sendo bem conciso, variáveis e constantes são “pedaços” da memória que você dá um nome, preenche com o valor que quiser e pode consultar quando precisar.
Podemos fazer uma analogia com caixas. Elas seriam como caixas, de tamanhos variados que servem para guardar determinados tipos de objetos.
O tamanho das caixas é o tamanho que cada variável ocupa na memória.
Tipos de dados
Variáveis e constantes podem ter vários tamanhos, ou seja, armazenam dados de um tipo específico.
Quando você declara uma variável ou constante em sua aplicação, é necessário especificar o tipo apropriado de dados a armazenar.
O C# é uma linguagem fortemente tipada (strongly-typed). Significa que o compilador garante que o tipo de conteúdo de cada variável será sempre o apropriado.
Os tipos de dados mais comuns
A tabela abaixo mostra os tipos de dados mais comuns do C# e suas características.
Tipo | Descrição | Tamanho (bytes) | Intervalo |
int | Números inteiros | 4 | –2.147.483.648 até 2.147.483.647 |
long | Números inteiros (intervalo maior) | 8 | –9.223.372.036.854.775.808 até 9.223.372.036.854.775.807 |
float | Ponto flutuante | 4 | +/–3,4 × 1038 |
double | Ponto flutuante c/ dupla precisão | 8 | +/–1,7 × 10308 |
decimal | Valores monetários | 16 | 28 números significativos |
char | Caractere simples | 2 | – |
bool | Booleano | 1 | Verdadeiro e falso |
DateTime | Momentos do tempo | 8 | 0:00:00 de 01/01/2001 até 23:59:59 de 12/31/9999 |
string | Sequência de caracteres | 2 por caractere | – |
Constantes
Como o nome já diz, constantes não podem ter seu valor alterado. Colocamos o conteúdo nesta caixa e pronto. Durante toda a execução do programa seu valor é o mesmo.
Ela é definida em tempo de compilação e pode ter em seu conteúdo números, texto, booleanos ou pode ser simplesmente nulo. Não devemos utilizá-lo para armazenar valores que podem mudar, como por exemplo o preço de uma mercadoria.
Veja exemplos de como declaramos um constante:
const string nomeEmpresa = "Kitamura Consultoria"; const double Pi = 3.14159;
Variáveis
São “caixas” onde o conteúdo varia de acordo com o tempo, mas seu nome sempre permanece o mesmo.
Dependendo do ponto de execução do nosso programa o conteúdo desta caixa pode ser diferente.
No exemplo abaixo, declaramos uma variável, atribuímos um valor e logo em seguida alteramos seu valor:
int x = 1; // x contém o valor 1 x = 2; // agora x contém o valor 2
As variáveis são declaradas com um tipo de dados específico e um nome.
Mesmo em linguagens que não obrigam (como Visual Basic), a declaração de variáveis é uma boa prática de programação. Ao declarar explicitamente as variáveis estamos informando a quantidade exata de memória que ela ocupa durante a execução do aplicativo e assim não desperdiçamos recursos do sistema.
Mais alguns exemplos de declaração de variáveis de diversos tipos:
int intResposta = 42; string strSaudacao = "Bem vindo!"; decimal decPreco = 56.30;
Repare que o nome das variáveis contém um identificador para que eu possa saber rapidamente o seu tipo. Essa técnica de nomear variáveis se chama Notação húngara e vamos ver com detalhes num próximo artigo.
Palavras Finais
Em resumo, variáveis e constantes são espaços na memória em que devemos dar um nome e informar seu tamanho. São como caixas, onde “etiquetamos” e informamos que tipo de coisa há em seu interior.
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