Ícone do site Celso Kitamura

Variáveis e Constantes

Variáveis e constantes
5/5 - (1 vote)

Sendo bem conciso, variáveis e constantes são “pedaços” da memória que você dá um nome, preenche com o valor que quiser e pode consultar quando precisar.

Podemos fazer uma analogia com caixas. Elas seriam como caixas, de tamanhos variados que servem para guardar determinados tipos de objetos.

O tamanho das caixas é o tamanho que cada variável ocupa na memória.

Variáveis são espaços na memória em que damos um nome. São como caixas, onde “etiquetamos” e informamos que tipo de coisa há em seu interior.

Tipos de dados

Variáveis e constantes podem ter vários tamanhos, ou seja, armazenam dados de um tipo específico.

Quando você declara uma variável ou constante em sua aplicação, é necessário especificar o tipo apropriado de dados a armazenar.

O C# é uma linguagem fortemente tipada (strongly-typed). Significa que o compilador garante que o tipo de conteúdo de cada variável será sempre o apropriado.

 

Os tipos de dados mais comuns

A tabela abaixo mostra os tipos de dados mais comuns do C# e suas características.

Tipo Descrição Tamanho (bytes) Intervalo
int Números inteiros 4 –2.147.483.648 até 2.147.483.647
long Números inteiros (intervalo maior) 8 –9.223.372.036.854.775.808 até 9.223.372.036.854.775.807
float Ponto flutuante 4 +/–3,4 × 1038
double Ponto flutuante c/ dupla precisão 8 +/–1,7 × 10308
decimal Valores monetários 16 28 números significativos
char Caractere simples 2
bool Booleano 1 Verdadeiro e falso
DateTime Momentos do tempo 8 0:00:00 de 01/01/2001 até 23:59:59 de 12/31/9999
string Sequência de caracteres 2 por caractere

 

Constantes

Como o nome já diz, constantes não podem ter seu valor alterado. Colocamos o conteúdo nesta caixa e pronto. Durante toda a execução do programa seu valor é o mesmo.

Ela é definida em tempo de compilação e pode ter em seu conteúdo números, texto, booleanos ou pode ser simplesmente nulo. Não devemos utilizá-lo para armazenar valores que podem mudar, como por exemplo o preço de uma mercadoria.

Veja exemplos de como declaramos um constante:

const string nomeEmpresa = "Kitamura Consultoria";
const double Pi = 3.14159;

 

Variáveis

São “caixas” onde o conteúdo varia de acordo com o tempo, mas seu nome sempre permanece o mesmo.

Dependendo do ponto de execução do nosso programa o conteúdo desta caixa pode ser diferente.

No exemplo abaixo, declaramos uma variável, atribuímos um valor e logo em seguida alteramos seu valor:

 

int x = 1;  // x contém o valor 1

x = 2;      // agora x contém o valor 2

 

As variáveis são declaradas com um tipo de dados específico e um nome.

Mesmo em linguagens que não obrigam (como Visual Basic), a declaração de variáveis é uma boa prática de programação. Ao declarar explicitamente as variáveis estamos informando a quantidade exata de memória que ela ocupa durante a execução do aplicativo e assim não desperdiçamos recursos do sistema.

Mais alguns exemplos de declaração de variáveis de diversos tipos:

 

int intResposta = 42;

string strSaudacao = "Bem vindo!";

decimal decPreco = 56.30;

 

Repare que o nome das variáveis contém um identificador para que eu possa saber rapidamente o seu tipo. Essa técnica de nomear variáveis se chama Notação húngara e vamos ver com detalhes num próximo artigo.

 

Palavras Finais

Em resumo, variáveis e constantes são espaços na memória em que devemos dar um nome e informar seu tamanho. São como caixas, onde “etiquetamos” e informamos que tipo de coisa há em seu interior.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

 

Sair da versão mobile