
Que o WhatsApp se tornou um aplicativo muito popular no Brasil e também ao redor do mundo é fato. Porém, você sabe como e em que lugar esse aplicativo tão útil para a nossa vida surgiu?
A sua história é um tanto quanto curiosa e vale a pena ser contada. Muito se tem a aprender com o que acontece no decorrer dos tempos com um dos aplicativos de comunicação mais utilizados do mundo.
Quem fundou o app?
O fundador e CEO do popular aplicativo para smartphone chama-se Jan Koum, nascido em Kiev, na Ucrânia. Quando pequeno, tornou-se imigrante dos Estados Unidos e passou a viver um tempo em grande pobreza.
O mais curioso é que Jan trabalhou como faxineiro para ajudar a sua família o quanto podia. Pouco tempo depois, o jovem conseguiu uma vaga na Universidade San Jose, sendo que não chegou a terminar o seu curso.
Outro fato interessante é que o jovem comprava livros usados, os lia e depois devolvia para conseguir o dinheiro de volta. Nisso, aprendeu a arte de programar sozinho, sem a ajuda de professores.
Pelo fato de ser muito inteligente, logo conseguiu um emprego na Ernst & Young, que, ao trabalhar com a empresa nascente Yahoo!, foi onde conheceu seu futuro parceiro Brian Acton, que se impressionou com Jan e o levou a trabalhar para a empresa entre 2000 e 2007.
Como o WhatsApp foi criado?
No ano de 2009, os parceiros tiveram a ideia de criar um aplicativo de comunicação, que inicialmente atenderia apenas aos usuários do sistema iOS, do iPhone. Porém, com o crescimento da popularidade, eles expandiram essa ideia para smartphones com sistema Android.
O investimento veio de toda a economia realizada enquanto Koum trabalhava na outra empresa – cerca de 400 mil dólares na época. E, junto com Acton, resolveu investir na criação desse aplicativo que melhoraria o desempenho para o usuário.
A ideia era criar um canal de comunicação interativo, intuitivo e fácil de usar, sem a necessidade de haver diversas pop ups e anúncios que barravam a comunicação, sendo cobrado um preço diário pela utilização do serviço.
A expansão dos números
O que nenhum dos dois previu era o número de usuários que conseguiriam atingir e muito menos o faturamento que atingiriam em um curto período de tempo.
Hoje em dia, os números de downloads do app, que apenas continua crescendo, já ultrapassaram a marca de 1 bilhão, mostrando também outros números incríveis, como a marca de meio bilhão de pessoas utilizando os recursos do WhatsApp mensalmente.
Esse aplicativo conseguiu chegar a uma marca que nenhum outro teve a capacidade de atingir, com seus números crescentes e os lucros cada vez maiores. Isso fez com que empresas de grande porte se interessassem e ficassem de olho no app.
O WhatsApp foi vendido em fevereiro de 2014 por cerca de US$ 22 bilhões, para outra companhia gigante, o Facebook. O Google tentou comprar a ideia também, com proposta bilionária, porém não conseguiu o feito.
Isso dá apenas uma ideia de que, se temos uma boa ideia e salvamos uma quantia de dinheiro por certo tempo, podemos expandir nossos horizontes e criar coisas incríveis.
E se você também quer aprender desenvolver um aplicativo, se cadastre na lista VIP do Celso e nos acompanhe nesta jornada.
Veja também outros artigos da série Aplicativos de Sucesso:
Deixe um comentário