3 Mitos No Desenvolvimento De Skills Para Alexa

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Celso Kitamura
em 4 de dezembro de 2020

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3 Mitos No Desenvolvimento De Skills Para Alexa

Algumas pessoas têm uma visão de que criar uma skill é um troço muito avançado pra elas. São mitos no desenvolvimento de skills que atormentam aqueles que querer desenvolver uma.

 

Pois neste artigo vamos ver alguns destes mitos e vou te mostrar que desenvolvimento de skills para Alexa não é um bicho de sete cabeças. Vamos esclarecer 3 mitos no desenvolvimento de skills.

 

3 Mitos No Desenvolvimento De Skills Para Alexa

 

Pelas dúvidas que recebo nos comentários dos vídeos percebo que muitas pessoas querem aprender a criar uma skill para Alexa, mas não conseguem começar porque acham muito complicado.

 

Por estas mensagens deu pra perceber que elas ainda não conseguiram ver o conceito da coisa. Criar uma skill é muito mais simples que elas pensam.

 

Então se você é uma delas, presta bastante atenção, quebre alguns paradigmas que estão aí dentro da sua cabeça e acabe com esses mitos no desenvolvimento de skills para Alexa.

 

1 – Não Entendo Nada De Reconhecimento Da Fala E Inteligência Artificial

 

Este é um dos mitos do desenvolvimento de skills mais comuns e se deve ao fato da Alexa reconhecer nossa voz e conseguir estabelecer uma conversa conosco.

 

Por isso, muita gente pensa que para desenvolver uma skill precisamos entender de reconhecimento de fala e inteligência artificial.

 

Pois é justamente o contrário!

 

A Amazon investiu e continua investindo muito dinheiro na pesquisa e desenvolvimento em Reconhecimento de Fala (Speech Recognition), Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Entendimento de Fala Natural (Natural Language Understanding) e Texto para Voz (Text to Speech).

 

E todo o resultado deste investimento está dentro da nuvem da Alexa disponível para usarmos!

 

Todo o entendimento e processamento da fala dos nossos usuários são feitos automaticamente pela Alexa e ela direciona o fluxo da execução das nossas skills de acordo com o que foi configurado no modelo de interação da skill.

 

Então não preciso entender nada desta tecnologia para criar uma skill que conversa com o usuário de forma natural. Todo o diálogo é feito por escrito, quando criamos o modelo de interação da skill.

 

2 – A Arquitetura De Uma Skill Deve Ser Muito Diferente

 

Por conta do primeiro mito, muita gente acha que a estrutura de uma skill deve ser coisa de outro mundo.

 

Mas você está enganado, pequeno gafanhoto!

 

A arquitetura de uma skill é apenas ligeiramente diferente da arquitetura dos softwares que conhecemos.

 

Imagine uma aplicação web… ou um aplicativo para smartphone, daqueles que você instala pela lojinha.

 

Eles possuem um front-end, que é a parte que você vê. A interface do usuário.

 

A parte que você interage e troca informações com o sistema.

 

E existe o back end, que é a parte que você não vê mas é indispensável para o funcionamento do sistema e normalmente fica no servidor.

 

É lá onde ficam a parte da inteligência, as regras de negócio e a persistência de dados.

 

Pois numa skill também temos um front end e um back end.

 

O front end é o modelo de interação, que fica no Console do Desenvolvedor. Num comparativo com um sistema web, são as páginas do site.

 

Numa aplicação web, navegamos pelas páginas/funcionalidades usando o mouse e teclado. E numa skill navegamos pelas intenções/funcionalidades usando a voz.

 

E as diferenças na arquitetura ficam por aqui.

 

O back end de uma skill é igual a qualquer outro software. Lá ficam a parte da inteligência do sistema e a persistência de dados.

 

Tanto que podemos usar um back end que já existe para criar uma skill. Basta desenvolver um endpoint (um web service, por exemplo) que possa se conectar ao front end (modelo de interação) da skill.

 

3 – Preciso De Um Supercomputador Para Desenvolver Skills

 

Este mito do desenvolvimento de skills também se deve ao primeiro item que já falamos.

 

Mas como já vimos, toda a parte da tecnologia de reconhecimento de voz e inteligência artificial fica na nuvem da Alexa e todo o processo é transparente para nós desenvolvedores.

 

Então os supercomputadores necessários para todo o processamento e inteligência ficam na nuvem da Alexa.

 

E tem mais!

 

Você pode criar uma skill do tipo Alexa hosted e fazer todo o desenvolvimento dentro do Console do Desenvolvedor.

 

E para isso você só precisa de um computador com acesso a internet.

 

Se você ainda não sabe o que é uma skill do tipo Alexa Hosted, assista este vídeo aqui:

 

Palavras Finais

 

Então, agora que vimos estes 3 mitos do desenvolvimento de skills para Alexa, não tem mais desculpa.

 

Se você conhece a Alexa e quer aprender a criar skills para ela, este é o momento certo!

 

O mercado ainda é pequeno o suficiente para que você consiga se destacar e grande o suficiente para fazer com que essa tecnologia continue numa evolução frenética, como vimos neste primeiro ano da Alexa no Brasil.

 

Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 https://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa

Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!

 

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