Na Enterprise, além dos painéis de toque, qualquer tripulante pode interagir com o computador da nave através da voz. Assim como a nossa Alexa.
Nesse vídeo eu vou te mostrar que colocar a Alexa que conhecemos numa nave espacial não é tão trivial assim.
Vamos conversar sobre Alexa no espaço.
Alexa No Espaço
No evento Alexa Live 2022 foi anunciado que a Alexa faria parte do projeto Artemis I. Literalmente, uma Alexa no espaço.
De acordo com a Nasa, Artemis I é a primeira de uma série de missões cada vez mais complexas que permitirão a exploração humana para a Lua e Marte.
A Amazon, em parceria com as empresas Lockheed Martin e Cisco,.vai embarcar a Alexa como parte da Callisto, uma carga útil de demonstração de tecnologia incorporada à espaçonave Orion da NASA.
Lançar Alexa no espaço e permitir experiências como as que temos aqui em terra exigiu várias inovações no lado do hardware e do software.
Hardware
A carga útil da Callisto é um pequeno compartimento semelhante a uma maleta na cabine Orion.
Desta forma, os cientistas da Amazon e da Lockheed Martin tiveram que superar essas restrições físicas para ajudar a Alexa a embarcar na nave.
Por exemplo, o equipamento desenvolvido para a missão tinha que ser resistente a choques e vibrações extremas.
Ele também tinha que ser minimamente resistente às emissões de radiação no espaço e utilizar componentes altamente específicos e personalizados, como cabos de energia e dados.
Ou seja, não dá para simplesmente colocar um Echo lá dentro e esperar que ele aguente uma viagem espacial.
Software
Você já sabe que a Alexa mora na nuvem, certo? O seu dispositivo é apenas uma forma de acesso a ela.
E no espaço? Lá é possível acessar a internet? E se for possível, quanto tempo leva para um request sair de lá e chegar aqui nos servidores?
Para isso a Amazon projetou o Controle de Voz Local, que vai permitir que a Alexa responda a comandos sem conectividade com a Internet.
Durante a missão, Alexa se conectará ao Controle da Missão usando a Deep Space Network. A largura de banda disponível para Alexa por meio dessa rede é equivalente a uma conexão discada, portanto, a integração do Alexa no Callisto aproveita o controle de voz local, que permite que a Alexa processe comandos de voz localmente, em vez de enviar informações para a nuvem.
Callisto apresenta uma nova tecnologia que permite que a Alexa funcione sem uma conexão com a Internet, permitindo que futuros astronautas acessem funções específicas sem a latência associada a interações baseadas em nuvem. A experiência é baseada na mesma tecnologia que alimenta interações Alexa offline em dispositivos Echo ou veículos habilitados para Alexa.
Palavras Finais
As inovações criadas para colocar a Alexa no espaço podem vir a ser adotadas em nossas casas, assim como a tecnologia da Fórmula 1 eventualmente chega nossos carros.
Este projeto também inclui uma nova skill para Alexa. Ela fornecerá aos usuários informações sobre Artemis I, incluindo dados de telemetria da espaçonave Orion, vídeos e imagens da missão e lembretes e notificações sobre os principais marcos da missão.
Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa
Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!