Basic / Visual Basic / VB.NET – Linguagens de programação que fazem a história

Desenvolver softwares é a profissão do futuro, e, para conhecer e entender melhor como fazer isso, é importante conhecer as linguagens de programação orientadas a objetos, muito comuns nos dias de hoje. Uma das mais utilizadas atualmente é conhecida como VB.NET ou Visual Basic .Net.

 

Para entender como essa linguagem está presente no modo atual, primeiramente, é importante entender o que é a linguagem de programação orientada a objetos.

 

De forma resumida, a linguagem orientada a objetos determina conjuntos de códigos como um “sujeito” de uma frase, e os comandos giram em torno de formas nas quais esse objeto deve se comportar.

 

Dessa forma, um objeto irá reagir a comandos e receber atribuições, e pode ter atribuições, associações ou heranças, que encurtam as linhas de código e ajudam na correção de erros.

 

Ou seja, pela linguagem direcionada a objetos, é possível ter uma sintaxe mais consistente e visualmente mais organizada, além de ser possível economizar linhas e desenvolver funções mais complexas com base nas bibliotecas disponíveis.

 

Basic / Visual Basic / VB.NET

 

Desenvolvida em 2001 pela conceituada Microsoft Corporation, o Visual Basic.NET é uma linguagem de programação que tem enfoque na orientação a objetos. Isso faz do VB.NET uma linguagem de programação de ampla aplicação. Desde suas primeiras versões do Microsoft Visual Studio até a versão atual, a linguagem é o que chamamos de dirigida por eventos, o que faz sua sintaxe ser mais simples.

 

Ademais, sua última atualização, que foi desenvolvida para funcionar em conjunto com a iniciativa .NET Framework, uma biblioteca ampla de sistemas que compila programações de maneira unificada, fazendo com que qualquer máquina possa abrir um programa, contanto que tenha o framework instalado, a torna ainda mais versátil e universal.

 

Suas primeiras versões, no entanto, nem sempre foram tão amplas em possibilidades. A primeira versão, chamada Basic não era capaz de acessar bancos de dados, o que fazia com que os programas desenvolvidos nela fossem de extrema simplicidade, sendo, dessa forma, uma linguagem voltada para iniciantes.

 

No entanto, sua evolução (Visual Basic) foi muito bem recebida: grandes desenvolvedores faziam uso de extensões desenvolvidas por terceiros para conseguir acessar databases, e utilizavam o Visual Basic para desenvolver softwares.

 

Assim, a Microsoft investiu no Visual Basic para não apenas possibilitar o acesso a bancos de dados, como para disponibilizar, em open source, um banco de dados extremamente amplo e o mais universal possível.

 

Sendo assim, o VB.NET, em sua versão mais recente, é uma ótima opção para aqueles que buscam desenvolver aplicativos web, móveis, ou trabalhar com base em executáveis do Office.

 

Além disso, a nova versão eliminou várias limitações de versões anteriores, como o pequeno número de variáveis que se poderia usar no mesmo código, o número de janelas que poderia ser aberto, dentre outras. Dessa forma, a linguagem, atualmente, é muito bem recebida por desenvolvedores de todos os tipos de softwares.

 

Se cadastre na lista VIP do Celso para ser avisado quando os próximos artigos da série forem publicados.

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!