Estruturas de decisão são utilizadas para alterar o controle de execução para um caminho baseado em uma comparação de resultados.
Estas estruturas determinam em tempo de execução quais instruções devem ser executadas. O resultado da comparação é utilizado para determinar o caminho correto de execução.
As estruturas de decisão requerem que o programador especifique uma ou mais condições a serem avaliadas ou testadas pelo programa, juntamente com uma instrução ou instruções a serem executadas se a condição for determinada como verdadeira e, opcionalmente, outras instruções a serem executadas se a condição for determinada como sendo falsa.
No C# temos vários tipos de declarações de tomada de decisão, tais como if – else, if – else – if, switch, etc. Cada instrução é usada para avaliar o teste específico.
Declaração if
Utilizamos if quando precisamos executar determinadas instruções dependendo de certas condições.
Sintaxe
if (condição) { //código que será executado se a condição for verdadeira }
Exemplo
using System; class ExemploCondicaoIf { static void main() { int a, b; a = 10; b = 20; if (b > a) { Console.WriteLine("b é maior que a"); } } }
Declaração if – else
Quando determinada condição não é verdadeira a declaração else será executada.
Sintaxe
if (condição) { //código que será executado quando a condição for verdadeira } else { //código que será executado quando a condição for falsa }
Exemplo
using System; class ExemploCondicaoIfElse { static void main() { int a, b; a = 10; b = 20; if (a > b) { Console.WriteLine("a é maior que b"); } else { Console.WriteLine("a é menor que b"); } } }
Declaração if – else – if
Em situações que precisamos testar várias condições, podemos utilizar a estrutura de decisão if – else – if.
Sintaxe
if (condição1) { //código que será executado se a condição1 for verdadeira } else if(condição2) { // código que será executado se a condição2 for verdadeira } else if(condição3) { // código que será executado se a condição3 for verdadeira } else { // código que será executado se nenhuma das condições anteriores for verdadeira }
Exemplo
using System; class ExemploCondicaoIfElseIf { static void main() { int a, b; a = 10; b = 20; if (a > b) { Console.WriteLine("a é maior que b"); } else if (b > a) { Console.WriteLine("b é maior que a"); } else { Console.WriteLine("a e b são iguais"); } } }
Declarações if aninhados
C# permite declarações if aninhados. Isto faz com que o código fique mais legível.
Sintaxe
if (condição) { if (condição) { //código que será executado quando todas as condições forem verdadeiras } }
Exemplo
using System; class ExemploCondicaoIfAninhado { static void main() { int i = 10; if (i > 0) { if (i <= 100) { Console.WriteLine("i é um número positivo menor que 100"); } else { Console.WriteLine("i é um número positivo maior que 100"); } } } }
Palavras finais
Estruturas de decisão fazem parte dos conceitos básicos da programação. Através deles conseguimos “desviar” a execução do programa, fazendo com que ele se comporte conforme nossos requisitos.
Neste artigo vimos a estrutura de decisão if – else.
- Declarações if – else controlam o fluxo de execução do programa baseados nos resultados de expressões booleanas.
- Deve começar com uma declaração if seguidos de declarações else ou else-if.
- Apenas uma declaração else é permitida na cadeia if – else.
- Várias declarações else – if são permitidas numa cadeia if – else.
- São permitidas declarações if aninhadas.
A estrutura if – else é apenas uma das maneiras que temos para controlar o fluxo de execução de um programa.
Veremos nos próximos artigos da série outras estruturas de decisão que também podemos utilizar em nossos programas.
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário