Switch case – Estruturas de Decisão [C#]

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Celso Kitamura
em 23 de maio de 2017

Compartilhe agora mesmo:

Switch case – Estruturas de Decisão [C#]
5/5 - (1 voto)

Continuando os artigos sobre estruturas de decisão, veremos hoje a estrutura switch case.

 

Switch case é uma outra estrutura de decisão disponível no C# que avalia uma condição como o if else, com a diferença de deixar o programa mais simples e fácil de entender.

Switch case

 

É usado quando precisamos de múltiplas condições if else em um programa. Ele também inclui um valor padrão, que é utilizado quando o resultado não está previsto em nenhuma das condições.

Sintaxe

 

switch(expressão)
{
    case <valor1>:
        // bloco de código
        break;
    case <valor2>:
        // bloco de código
        break;
    case <valorN>:
        // bloco de código
        break;
    default 
        // bloco de código
        break;
}

 

Conforme a sintaxe acima, a instrução switch contém uma expressão entre parênteses. Ele também inclui vários cases, onde cada case representa um determinado valor literal. Os cases dentro do switch são separados pela palavra-chave break, que interrompe a execução de um case particular.

 

Além disso, o switch pode incluir uma declaração default (padrão) a ser executado se nenhum valor case satisfaça a expressão.

 

Nota: O rótulo case no switch deve ser exclusivo. Pode ser bool, char, string, inteiro, enum ou tipo nullable.

 

Considere o exemplo abaixo.

 

Exemplo

using System;  
class ExemploSwitchCase
{
    static void main()
    {
        int x = 10;

        switch (x)
        { 
            case 5:
                Console.WriteLine("Valor de x é 5.");
                break;
            case 10:
                Console.WriteLine("Valor de x é 10.");
                break;
            case 15:
                Console.WriteLine("Valor de x é 15.");
                break;
            default:
                Console.WriteLine("Valor desconhecido.");
                break;
        }
    }
}

 

Goto no switch case

 

O switch case pode utilizar goto para “pular” até um case diferente.

 

Exemplo

 

using System;
class ExemploSwitchCaseGoTo
{
    static void main()
    {
        string tipoDeclaracao = "switch";

        switch (tipoDeclaracao)
        {
            case "EstruturaDecisao":
                Console.Write(" é uma estrutura de decisão.");
                break;
            case "if.else":
                Console.Write("if-else");
                break;
            case "ternary":
                Console.Write("Operador ternário");
                break;
            case "switch":
                Console.Write("switch");
                goto case "EstruturaDecisao";
        }
    }
}

 

Switch case aninhados

 

Declarações switch aninhadas são permitidas em C#.

 

Apenas escreva uma declaração switch dentro de outro switch case.

 

Exemplo

 

using System;
class ExemploSwitchCaseAninhado
{
    static void main()
    {
        int j = 5;

        switch (j)
        {
            case 5:
                Console.WriteLine(5);
                switch (j - 1)
                {
                    case 4:
                        Console.WriteLine(4);
                        switch (j - 2)
                        {
                            case 3:
                                Console.WriteLine(3);
                                break;
                        }
                        break;
                }
                break;
            case 10:
                Console.WriteLine(10);
                break;
            case 15:
                Console.WriteLine(15);
                break;
            default:
                Console.WriteLine(100);
                break;
        }
    }
}

Dicas

 

A instrução break deve ser utilizada em cada case e declarações default.

 

Se você estiver testando valores do tipo char, escreva-os dentro de aspas simples: case ‘1’, case ‘b’, case ‘C’, case ‘k’ e assim por diante.

 

Se você estiver testando valores do tipo string, escreva-os dentro de aspas duplas: case “Adicionar”, case “Subtrair”, case “Multiplicar”, caso “Dividir” e assim por diante.

 

Palavras finais

 

Neste artigo que você aprendeu a estrutura switch case e sua diferença de estruturas if else.

 

Você também aprendeu a usar o switch case em programas C#.

 

Vamos relembrar alguns pontos importantes:

 

  • A instrução switch testa uma variável contra um conjunto de constantes.
  • A instrução switch contém múltiplos rótulos case.
  • A palavra-chave break interrompe a execução do case dentro do switch.
  • O default será executado quando nenhum case satisfaz a expressão.
  • Declarações switch aninhadas são permitidas. Mas tome cuidado com a legibilidade do código.
  • Podemos utilizar também a palavra goto para direcionar o fluxo de execução dentro da estrutura switch case.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro