Até pouco tempo atrás no mundo corporativo, você precisava de uma senha para entrar na rede, outra para e-mails, outra para o sistema corporativo, etc. Ou seja, para cada recurso que você utilizava era necessário um cadastro de usuário e senha.
O Active Directory surgiu desta necessidade de centralizar os recursos e seus acessos em um único diretório, fornecendo segurança e organização para uma rede de computadores.
O Que É O Active Directory?
O Active Directory (também conhecido pela sigla AD) é um software lançado em 2000 pela Microsoft junto com o Windows 2000 Server.
Ele utiliza o protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol – Protocolo Leve de Acesso a Diretório), que é o padrão de mercado para gerenciamento de informações de diretório distribuído por uma rede IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet).
Sendo bem grosseiro, o Acitve Directory é um banco de dados que guarda informações dos usuários de uma organização (nome, login, senha, cargo, etc.)
Como Active Directory podemos usar um único diretório para controle de acesso a todos os recursos (sistemas e serviços) dentro de uma rede.
Principais recursos do AD:
- Autenticação centralizada
- Nível de segurança controlado
- Facilidade de delegação de tarefas administrativas
- Subdivisão de domínios em unidades lógicas
- Manutenção facilitada de múltiplos domínios
- E outras
Na Visão Do Usuário, Nada De Mais
Do ponto de vista do usuário final, o AD é “invisível”, pois ele efetua o logon na rede uma única vez e podem acessar todos os recursos da rede, sem precisar se autenticar novamente para cada recurso utilizado. Tudo é muito natural, o usuário não fica se perguntando o que tem por detrás de tudo.
Do Ponto De Vista Técnico, Um Grande Avanço
O Active Directory é considerado um avanço a evolução dos Sistemas Operacionais baseados na estrutura do Windows NT Server. Ele oferece um meio fácil de conceder e/ou remover privilégios de domínio e servidores da rede. É capaz também de gerir milhões de objetos dentro de um único domínio.
Ele centraliza todo o mecanismo de administração da rede. Prevê também tolerância a falhas e redundância quando 2 ou mais controladores de domínio são implantados, gerenciando automaticamente a comunicação entre eles. Garantindo assim que a rede continue a ser viável e confiável.
Todos os recursos da rede são protegidos por um mecanismo robusto de segurança que verifica a identidade dos usuários e seus privilégios a cada acesso (logon).
Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar
Bora aprender a programar!
Deixe um comentário