O primeiro programa de computador foi escrito por uma programadora! Ada Lovelace, a primeira programadora da humanidade

Você sabia que o primeiro programa de computador da história foi escrito por uma mulher? Conheça um pouco da trajetória de Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo! O nome dela até batizou uma das primeiras linguagens de programação, nos anos 1970.

 

Quem foi Ada Lovelace?

 

Nascida em 1815, Augusta Ada Byron é a única filha legítima do poeta Lord Byron e sua esposa Anne Isabella “Anabella” Byron.

 

A mãe de Ada Lovelace sempre incentivou o interesse dela em matemática e lógica. Em sua juventude, conheceu o matemático britânico Charles Babbage. E colaborou com o matemático em seu projeto da Máquina Analítica.

 

A Máquina Analítica foi um projeto de computador mecânico idealizado por Charles Babbage em 1833. Ele trabalhou nela até sua morte, em 1871. Por questões técnicas, financeiras, políticas e legais, a máquina nunca foi construída. Ela foi um precursor do computador que conhecemos hoje.

 

Ada traduziu um artigo sobre a Máquina Analítica do italiano Luigi Federico Menabrea (engenheiro militar) entre 1842 e 1843, e complementou com textos de sua própria autoria, que ela chamou de Anotações. Essas notas, que são mais extensas que o artigo de Menabrea, falam de um algoritmo criado para ser processado por máquinas, o que foi considerado o primeiro programa de computador.

 

Aos vinte anos se casou com William Lord King. King foi nomeado Conde de Lovelace em 1838. Por isso, Ada se tornou Lady Lovelace.

 

Ada faleceu muito jovem, com 36 anos, vítima de câncer de útero.

 

Minhas impressões

 

Num tempo onde a computação como conhecemos nem sequer pensava em existir, é muito impressionante os fatos desta época.

 

Charles Babbage criou uma máquina mecânica que fazia cálculos…ele apenas o projetou, porque não conseguiu dinheiro suficiente para montá-la. A tecnologia da época até era capaz de produzir engrenagens precisas o bastante para que a máquina funcionasse satisfatoriamente, porém o custo era muito alto.

 

Lembro de ter visto parte de um documentário onde esta máquina foi montada por um grupo que gostaria de tornar realidade a criação de Babbage. E no final, acreditem, ela funcionou direitinho, como o matemático havia previsto.

 

E, para mim, o mais impressionante foi o feito de Ada Lovelace. Ela “programou” para um computador que nem existia! Fez tudo apenas imaginando como a máquina funcionaria.

 

Palavras Finais

 

Bom, esta foi minha pequena e singela homenagem neste Dia Internacional da Mulher.

 

Com este artigo busco incentivar as mulheres a seguir na área de Desenvolvimento de Softwares mostrando um pouco da história de uma mulher que, mesmo sem ter essa intenção, se tornou a primeira programadora da história.

 

Infelizmente vejo poucas mulheres programadoras, apesar delas terem várias características que melhoram e muito o resultado do trabalho de um desenvolvedor. Nestas minhas andanças pelo mundo do Desenvolvimento de Software só vi qualidades: elas são naturalmente mais detalhistas, prestam mais atenção e testam código muito melhor que os homens!

 

Go Girls!

 

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP do Celso!

 

 

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!