O sistema de ajuda de um aplicativo é como sal na comida. Precisa estar na medida certa.
Nesse artigo eu vou te mostrar que isso se aplica muito mais com nossas skills.
Vamos conversar sobre ajuda contextual em sua skill.
Ajuda Contextual Em Sua Skill
Quantas vezes você já pulou aquele tutorial que a maioria dos aplicativos mostra quando você acessa o sistema pela primeira vez?
Alguns de nós jogam as instruções pra longe e mergulham de cabeça, outros podem adotar uma abordagem passo a passo – ler um pouco, mexer um pouco, ler mais um pouco e assim por diante. Outros ainda lerão cada palavra antes de começar qualquer coisa.
Como desenvolvedor, sua skill deve falar com cada um desses grupos, dando a quantidade certa de instrução no momento certo.
O Que Fazer?
Você pode usar diálogos detalhados apenas na primeira vez que um usuário chama sua skill, fornecer ao usuário a versão completa das instruções.
E, nas próximas vezes que ele chamar sua skill, uma versão mais curta na próxima vez que ele estiver no mesmo ponto da experiência, ou somente quando o usuário pedir.
Você também pode detectar quando um usuário hesitar, ficar travado ou parecer não saber o que fazer a seguir e fornecer as instruções novamente, oferecer ajuda contextual.
E, claro, você precisa permitir que o usuário peça ajuda geral ou específica a qualquer momento.
O objetivo é garantir que todos possam entender como interagir com sua skill, sem perturbar os usuários que não precisam de ajuda adicional.
E Como Saber Onde Colocar Ajuda Contextual Em Sua Skill
Uma maneira para ver se você está oferecendo a quantidade certa de ajuda no momento certo é revisar suas estatísticas de uso.
Os dados estão mostrando vários comandos com falha? Nesse caso, isso pode indicar que seu usuário não entende como interagir com sua skill num determinado ponto.
Pode ser que o usuário está usando frases totalmente fora do contexto, neste caso ele pode não ter entendido como sua skill funciona. Ou você pode ter deixado de mapear um enunciado para uma intenção.
À medida que os usuários se envolvem mais e interagem com sua skill regularmente, eles se familiarizam mais com as regras. Parece lógico, certo? Quanto mais usamos o Word, por exemplo, mais eficientemente utilizamos ele.
O tempo gasto usando a skill com sucesso deve ser anotado e as instruções ajustadas, para que você não incomode um usuário recorrente, experiente.
Palavras Finais
Ajuda certa no momento certo. Isso é crucial para o sucesso da sua skill.
Oferecer ajuda contextual em sua skill é provavelmente a maneira mais útil e impactante de melhorar a experiência do usuário com sua skill.
Muito difícil saber a dose certa de ajuda, não é? Afinal, temos uma grande variedade de tipos de usuários.
Então, não deixe seu usuário se perguntando o que fazer a seguir, mas também não o faça ouvir conteúdo que não precisa.
Meu e-book com 4 passos para criar sua primeira skill Alexa está GRATUITO por tempo limitado!
Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/minha-primeira-skill-alexa
Bora aprender a desenvolver skills para Alexa!