IBM e Open Mainframe Project Lançam Iniciativa Para Ajudar A Treinar Programadores COBOL

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Celso Kitamura
em 22 de abril de 2020

Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

IBM e Open Mainframe Project Lançam Iniciativa Para Ajudar A Treinar Programadores COBOL

A crise econômica devido à nova pandemia de coronavírus causou um aumento maciço nos pedidos de seguro desemprego em todo o país. Infelizmente, em muitos estados dos EUA, os sistemas de benefícios estão desmoronando sob a pressão e expondo as deficiências dos mainframes herdados, movidos pela linguagem de programação COBOL, de 60 anos.

 

Inventado em 1959, o COBOL – abreviação de Common Business-Oriented Language – é considerado a primeira linguagem de programação verdadeiramente interoperável e serviu de base para a maioria dos aplicativos de serviços bancários e financeiros de missão crítica, inclusive dentro de agências governamentais.

 

Apesar de sua idade, o COBOL é confiável e ainda é amplamente utilizado – existem cerca de 220 bilhões de linhas de COBOL ainda em uso hoje. A IBM, uma das organizações fundadoras do COBOL, continua a oferecer mainframes compatíveis com o idioma.

 

O problema com o COBOL agora é que existem poucos programadores com habilidades para manter aplicativos COBOL herdados. Especificamente, as agências estatais estão lutando para encontrar engenheiros de COBOL na ativa, que podem atualizar seus sistemas de seguro desemprego para levar em consideração novos parâmetros para sua elegibilidade.

 

Para solucionar essa lacuna de habilidades, a IBM e o Open Mainframe Project da Linux Foundation lançaram um novo programa para ajudar a conectar os estados com programadores que possuem habilidades na linguagem COBOL, que estão se revelando fundamentais na tentativa de gerenciar o crescente número de reivindicações de seguro desemprego em todo o país.

 

O programa inclui o seguinte:

 

  • Fórum Chamando Todos os Programadores COBOL – Um novo fórum no qual desenvolvedores e programadores que gostariam de se voluntariar ou estão disponíveis para contratação podem postar seus perfis e credenciais. Isso é aberto a quem procura emprego, veteranos qualificados aposentados, estudantes que concluíram com sucesso os cursos COBOL ou profissionais que desejam se voluntariar.
  • Fórum Técnico COBOL – Um novo recurso para ser monitorado ativamente por programadores experientes de COBOL, fornecendo consultoria e conhecimento gratuitos. Essa ferramenta permitirá que todos os níveis de programadores gerenciem problemas, aprendam novas técnicas e acelerem as soluções necessárias à medida que os programadores alteram o código crítico.
  • Treinamento COBOL de código aberto – Um novo curso de código aberto desenvolvido para ensinar COBOL a iniciantes e atualizar profissionais experientes. A IBM fez parceria com clientes e universidades para desenvolver este curso, que está disponível gratuitamente.

 

“Vimos que os clientes precisam escalar seus sistemas para lidar com o aumento da demanda e a IBM tem trabalhado ativamente com os clientes para gerenciar esses aplicativos”, disse Meredith Stowell, vice-presidente do IBM Z Ecosystem. “Há também alguns estados que precisam de habilidades adicionais de programação para fazer alterações no COBOL. Essas alterações no código são necessárias para levar em conta os novos parâmetros de elegibilidade ao pagamento do seguro desemprego, em um prazo muito curto. Estamos trabalhando estreitamente. com esses clientes para responder às suas necessidades e se mobilizar para encontrar soluções para os desafios que enfrentam”.

 

Fonte: https://www.zdnet.com/article/ibm-open-mainframe-project-launch-initiative-to-help-train-cobol-coders/

 

E se você quer saber mais sobre como desenvolver skills para Alexa e sobre desenvolvimento de software, me acompanhe nesta jornada entrando para o Grupo VIP App Dev!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo e-book GRATUITO (Por Tempo Limitado)

5 Passos Para Desenvolver Alexa Skills

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de skills de sucesso.

QUERO CRIAR SKILLS PARA ALEXA!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

  • Perácio Dias disse:

    Se alguém por aqui puder me explicar uma coisa eu agradeço !
    Estou aprendendo um pouco sobre cobol, mas em meus estudos me deparei com um problema .Estou extraindo dados de uma fonte com 80 caracteres por registros tipo texto.Em seguida estou gerando outro membro com esses dados e mais novos dados que chegam a 160 caracteres. COMO FAZER ISSO NO MAINFRAME ? pois toda vez que tento fazer isso um erro acontece . se eu criar um novo membro com os mesmos 80 caracteres por registro tudo funciona.No GNU COBOL tudo funciona sem mais complicações seja qual for o tamanho do registro de saída gerado.Enfim, não sei qual é o segredo do z/os para fazer isso funcionar !
    peracio.dias@gmail.com

    1. OptimusPrime disse:

      Infelizmente não trabalho com Cobol, este artigo foi para alertar sobre o perigo de se continuar a usar sistemas escritos com linguagens onde temos carência de desenvolvedores.
      Aos que passarem por este blog e puderem ajudar o Perácio, fica o apelo.

  • Entre para o Grupo VIP e fique sabendo antes das novidades

    Junte-se à nossa comunidade de App Devs que estão transformando o mundo

    100% livre de spam.
    Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro