Ícone do site Celso Kitamura

Basic / Visual Basic / VB.NET – Linguagens de programação que fazem a história

Linguagens de programação que fazem a história - Basic
5/5 - (2 votes)

Desenvolver softwares é a profissão do futuro, e, para conhecer e entender melhor como fazer isso, é importante conhecer as linguagens de programação orientadas a objetos, muito comuns nos dias de hoje. Uma das mais utilizadas atualmente é conhecida como VB.NET ou Visual Basic .Net.

 

Para entender como essa linguagem está presente no modo atual, primeiramente, é importante entender o que é a linguagem de programação orientada a objetos.

 

De forma resumida, a linguagem orientada a objetos determina conjuntos de códigos como um “sujeito” de uma frase, e os comandos giram em torno de formas nas quais esse objeto deve se comportar.

 

Dessa forma, um objeto irá reagir a comandos e receber atribuições, e pode ter atribuições, associações ou heranças, que encurtam as linhas de código e ajudam na correção de erros.

 

Ou seja, pela linguagem direcionada a objetos, é possível ter uma sintaxe mais consistente e visualmente mais organizada, além de ser possível economizar linhas e desenvolver funções mais complexas com base nas bibliotecas disponíveis.

 

Basic / Visual Basic / VB.NET

 

Desenvolvida em 2001 pela conceituada Microsoft Corporation, o Visual Basic.NET é uma linguagem de programação que tem enfoque na orientação a objetos. Isso faz do VB.NET uma linguagem de programação de ampla aplicação. Desde suas primeiras versões do Microsoft Visual Studio até a versão atual, a linguagem é o que chamamos de dirigida por eventos, o que faz sua sintaxe ser mais simples.

 

Ademais, sua última atualização, que foi desenvolvida para funcionar em conjunto com a iniciativa .NET Framework, uma biblioteca ampla de sistemas que compila programações de maneira unificada, fazendo com que qualquer máquina possa abrir um programa, contanto que tenha o framework instalado, a torna ainda mais versátil e universal.

 

Suas primeiras versões, no entanto, nem sempre foram tão amplas em possibilidades. A primeira versão, chamada Basic não era capaz de acessar bancos de dados, o que fazia com que os programas desenvolvidos nela fossem de extrema simplicidade, sendo, dessa forma, uma linguagem voltada para iniciantes.

 

No entanto, sua evolução (Visual Basic) foi muito bem recebida: grandes desenvolvedores faziam uso de extensões desenvolvidas por terceiros para conseguir acessar databases, e utilizavam o Visual Basic para desenvolver softwares.

 

Assim, a Microsoft investiu no Visual Basic para não apenas possibilitar o acesso a bancos de dados, como para disponibilizar, em open source, um banco de dados extremamente amplo e o mais universal possível.

 

Sendo assim, o VB.NET, em sua versão mais recente, é uma ótima opção para aqueles que buscam desenvolver aplicativos web, móveis, ou trabalhar com base em executáveis do Office.

 

Além disso, a nova versão eliminou várias limitações de versões anteriores, como o pequeno número de variáveis que se poderia usar no mesmo código, o número de janelas que poderia ser aberto, dentre outras. Dessa forma, a linguagem, atualmente, é muito bem recebida por desenvolvedores de todos os tipos de softwares.

 

Meu e-book Como Aprender a Programar do Absoluto Zero está GRATUITO por tempo limitado!

Olha o link: 👉🏼 http://celsokitamura.com.br/como-aprender-a-programar

Bora aprender a programar!

Sair da versão mobile