Declaração e Atribuição de Variáveis [C#]

Continuando nossos estudos de conceitos de programação C#, neste artigo veremos conceitos de declaração e atribuição de variáveis.

Antes de usar uma variável, você precisa obrigatoriamente declará-la e especificar seu nome e características. O nome de uma variável é referenciado como um identificador. Em C# existem regras específicas na criação de um identificador:

  • Um identificador pode conter apenas letras, números e underscore (_);
  • Um identificador precisa começar com uma letra ou underscore;
  • Um identificador de variável não pode ser uma das palavras chaves que o C# reserva para seu uso.

C# é case sensitive. Isto significa que letras minúsculas são diferentes de letras maiúsculas.

Se você utilizar MeuRegistro como identificador de uma variável, é diferente de meuRegistro. Você pode declarar duas variáveis ao mesmo tempo chamados MeuRegistro e meuRegistro e o C# não irá confundi-los, apesar disto não ser uma boa prática de programação.

Quando declarar variáveis você pode usar nomes significativos, que façam sentido na sua lógica. Isso faz com que seu código seja mais fácil de entender. Lembre-se que estamos desenvolvendo software profissionalmente, então um outro desenvolvedor pode assumir a manutenção/evolução do seu código e demorar a entender o que foi feito (eu já peguei cada código-salada que é até difícil acreditar que ele consiga ser executado…).

Desta forma, adote uma regra para nomear variáveis (existem algumas bastante utilizadas por aí, mas isso fica para um futuro artigo) e vá em frente!

 

Declarando

Quando você declara uma variável, é reservado um espaço na memória para ela e o tipo de dado que ela guarda. Você pode declarar várias variáveis em uma só declaração utilizando a vírgula (,) como separador. Todas as variáveis declaradas desta maneira serão do mesmo tipo.

O exemplo abaixo mostra como declarar uma nova variável:

// TipoDado nomeVariavel;

int idade;

// ou

// TipoDado nomeVariavel01, nomeVariavel02;

int idade, dia;

 

Atribuindo

Depois de declarar uma variável, você pode lhe atribuir um valor a ela. Você pode alterar o valor dela quantas vezes forem necessárias durante a execução da aplicação. O operador de atribuição = faz essa atribuição de valor.

O código abaixo mostra como utilizar o operador = para atribuir um valor a uma variável:

// nomeVariavel = valor;

idade = 30;

O valor do lado direito da expressão é atribuída a variável do lado esquerdo da expressão.

Você pode também declarar uma varável e ao mesmo tempo atribuir um valor a ela.

O código abaixo declara um inteiro de nome idade e atribui o valor 30:

int idade = 30;

Quando uma variável é declarada, seu conteúdo é um valor desconhecido até que você atribua um valor a ela.

Isto é o motivo de frequentes bugs em programas C e C++. Criar variáveis e acidentalmente utilizar seu conteúdo antes de lhe atribuir um valor.

O C# impede você de utilizar uma variável que ainda não foi atribuído nenhum conteúdo. É necessário atribuir um valor antes de usá-la, senão seu programa não será compilado;

 

Variáveis de tipo implícito

Quando declarar variáveis, você também pode usar a palavra chave var ao invés de especificar explicitamente o tipo de dado com int ou string. Quando o compilador vê a palavra chave var, ele usa o valor atribuído para a variável para determinar seu tipo.

O exemplo abaixo mostra como utilizar a palavra chave var para declarar uma variável

var idade = 20;

Neste exemplo, a variável idade é do tipo implícito. Entretanto, utilizar a palavra chave var não significa que você pode atribuir um valor de tipo diferente depois. O tipo da variável idade é fixa, como se você a tivesse declarado como um inteiro (int).

Variáveis de tipo implícito são uteis quando você não sabe ou é difícil estabelecer explicitamente o tipo de uma expressão que você quer atribuir a uma variável.

 

Variáveis objeto

Quando você declara uma variável tipo objeto, ele é iniciado sem atribuição. Para utilizar este objeto é necessário criar uma instância de sua classe correspondente (usando o operador new) e atribui-lo a variável tipo objeto.

O operador new faz duas coisas: faz o CLR alocar memória para seu objeto e então chama um construtor para inicializar os campos deste objeto. A versão do construtor que será executado depende de parâmetros especificados para o operador new.

O código abaixo mostra como criar uma instância de uma classe utilizando o operador new:

ConfiguracaoServico config = new ConfiguracaoServico();

 

Finalizando

Vimos aqui as regras básicas de declaração e atribuição de variáveis.

Em C# precisamos declarar e atribuir um valor antes de poder utilizar uma variável.

Não podemos começar o nome de uma variável com número e nem utilizar uma das palavras chave da linguagem.

Podemos declarar implicitamente uma variável com a palavra chave var, porém precisamos atribuir algo a ela. O tipo do objeto atribuído a ela será utilizado para “tipar” a variável. Aguardem outro artigo detalhando melhor este tipo de declaração de variável.

No caso de variáveis tipo objeto, utilizamos a palavra chave new para lhe atribuir uma nova instância da classe.

E para receber um aviso quando os próximos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP do Celso.

Comece pelo e-book GRATUITO

5 Passos Para Ser Um App Dev

Se você não sabe por onde começar, este e-book te mostra os passos para ser um desenvolvedor de aplicativos de sucesso.
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!